Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 22 de Fevereiro de 2007 às 08:35
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


A 16 meses da definição das candidaturas para as eleições municipais de 2008, pelo menos seis nomes já despontam como possíveis candidatos à prefeitura da capital mato-grossense. Porém, cinco pertencem a partidos que estão na base de sustentação do governo estadual e, embora sustentem a predisposição de disputar o cargo, alguns deverão ceder a acordos em torno de uma candidatura de coalizão.

Além do prefeito Wilson Santos (PSDB), que deve disputar a reeleição, o deputado estadual Walter Rabello (PMDB) e o presidente de MT Fomento, Éder Moraes, já se declaram pré-candidatos ao pleito de 2008. Moraes, que nunca disputou nenhum cargo eletivo, é do grupo do governador Blairo Maggi e vai se filiar no próximo dia 5 de março ao PR. Já Rabello foi eleito vereador em 2004 e deputado estadual em 2006.

“Vamos disputar, palmo a palmo, cada pedaço de Cuiabá e eu estou preparado para a disputa. Se for preciso bater chapa na convenção, vamos bater”, disse Éder Moraes. Ele acrescentou que já comunicou o seu projeto político ao governador Blairo Maggi e que não houve nenhuma rejeição. “Mas o grande juiz desse processo é o governador Blairo Maggi, e eu obedeço a ele”, acrescentou.

Também de forma declarada, Rabello já está articulando sua candidatura e conta com o respaldo do partido. Porém, Rabello é cauteloso ao falar do apoio do governador ao seu projeto. “Só posso buscar o apoio do governador depois que o partido tiver um entendimento com governo”, disse ao criticar o tratamento que Maggi vem dando ao partido. O PMDB, que elegeu o vice-governador Silval Barbosa, é o único partido que ainda não conversou institucionalmente com Maggi sobre a sua participação na administração estadual.

A aproximação do governador Blairo Maggi com o governo Lula (PT) reforça a discussão em torno de uma candidatura do deputado federal Carlos Abicalil (PT) com o respaldo do governador. No entanto, atrás do apoio do chefe do Executivo estadual estão também o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) e o estadual Sérgio Ricardo (PPS), que já recebeu o apoio de Maggi em 2004, quando disputou o cargo.

Estes três, embora sustentem que não há uma definição nesse sentido, não descartam a possibilidade de uma disputa, caso as condições sejam favoráveis.

O deputado Sérgio Ricardo, embora tenha afirmado que, caso fosse eleito presidente da Assembléia Legislativa não entraria na disputa de 2008, já admite a possibilidade de rever o seu projeto. “Nesse momento meu projeto não é disputar a prefeitura, mas tudo é possível, não posso dizer que não serei candidato. Se tiver um momento que as composições venham em torno do meu nome, se houver um consenso é possível”, disse. Ricardo, que assim como o governador está deixando o PPS, pois foi convidado para aderir ao PFL com a garantia de disputar a Prefeitura de Cuiabá em 2008.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240689/visualizar/