Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 21 de Fevereiro de 2007 às 18:40
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Estimativas da comissão organizadora do 7° Carnaval In Folia de Diamantino, apontam que cerca de mais de 20 mil pessoas passaram pela avenida principal da cidade, desde a abertura do evento, que aconteceu na sexta-feira (16), com a animação da Banda Zatter do Paraná, que contagiou os foliões nas cinco noites e duas matinês.

O carnaval de rua de Diamantino é realizado gratuitamente desde a sua primeira edição pela Secretaria de Promoção Social, que ergue barracas no local e os recursos arrecadados com a venda de refrigerantes e caldos, por exemplo, são aplicados em projetos sociais desenvolvidos pelo município. Em mais esta edição, a preocupação com a segurança é sempre uma prioridade, para garantir paz e tranqüilidade às famílias e aos foliões que brincam o carnaval.

Os blocos abriram todas as noites de carnaval, ao desfilarem pela avenida que dá acesso ao local do evento, puxados pelo rei e a rainha do carnaval, ao som de uma bateria formadas por músicos da cidade, alguns blocos como o da Saúde e os Mascarados, possuíam suas próprias músicas. Cinco blocos, Micareteris, Portadores da Alegria, Rec Folia, Os Bacanas e o tradicional “Os Mascarados, concorreram à R$ 3.500 reais em premiação, sendo julgados por quesitos como pontualidade e organização.

Após dias de preparo para a folia e principalmente de expectativa, cada uma a sua maneira buscou chamar a atenção dos jurados, e se esforçaram para ficar entre os três primeiros lugares. No último dia de carnaval, após analise dos jurados, a comissão organizadora anunciou os vencedores da 7ª Edição do Carnaval In Folia. Os Mascarados se sagraram campeões, em seguida Micareteis e Portadores da Alegria.

O Prefeito Municipal, Francisco Ferreira Mendes Júnior, analisou positivamente o fim do carnaval de rua de Diamantino, que para ele está solidificado e figura como um dos maiores carnavais de rua da região, dada a segurança e a qualidade do evento. “ Muitas pessoas da região vieram brincar o carnaval com os Diamantinenses, de forma pacifica e alegre, não tenho dúvida de o carnaval de rua de Diamantino está sólido e já faz parte da agenda de muitos turistas e visitantes nesta época do ano” disse o prefeito.

A História – Os Mascarados

A participação de Os Mascarados retrata o carnaval tradicional e leva a velha guarda a relembrar dos velhos tempos, reunindo antigos e novos simpatizantes para manter a tradição. Os mais antigos atestam que fora criado na década de 1950, quando um grupo de homens, que brincava vestindo-se como mulheres, usavam mascaras, para não serem identificados. Mais tarde, a partir da década de 1960, as mulheres conseguiram fazer parte do seleto grupo, mas eram obrigadas a desfilar em horário diferente dos homens.

Nos últimos seis anos, o bloco é assistido pela Coordenadoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que promoveu um resgate da história dos mascarados e reunindo um grupo de homens, mulheres e crianças que entram na avenida juntos, mas sem que nada comprometa a originalidade.

A importância do “Os Mascarados” é tão relevante para a Cultura Diamantinense, que já recebeu incentivos da Secretaria de Estado de Cultura, para resgatar a originalidade na confecção das máscaras e por último o vestuário e suas alegorias.

Com mais de 50 anos de história, eles já perderam muitos de seus ilustres integrantes, a mais nova baixa aconteceu no inicio deste ano, com a perda da conhecida Dona Lera, que dada a sua alegria contagiante, havia sido eleita à rainha do bloco para o Carnaval 2007. Dona Lera, foi lembrada por seus ex-companheiros, que entraram em silêncio na avenida, empunhado uma faixa que lhe fazia reverência e depois caindo no samba para lembrar a alegria que ela irradiava ao som da música que embalava Os Mascarados.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240765/visualizar/