Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 17 de Fevereiro de 2007 às 18:01

    Imprimir


Abrindo as festividades do carnaval “Folia e Paz na Terra dos Tangarás” Ano III, o grupo folclórico ´Os Mascarados´, de Poconé, brincaram e levaram ao público o som de marchinhas. O desfile, que começou na Praça da Bíblia, se estendeu até a Praça dos Pioneiros, local da folia durante as cinco noites. Logo após o desfile, o prefeito de Tangará da Serra Júlio César Davoli Ladeia entregou a chave da cidade ao Rei Momo Valmir Oenning e Rainha do Carnaval Luciana Bernardo Brito.

E para animar a festa dos foliões as bandas Flash e Legislativo sacudiram o público presente, principalmente aos oito blocos inscritos. Assim, concorrendo a premiação e, principalmente, curtindo a festa com muita alegria na pipoca o bi-campeão Tchá com Cuca está com 67 componentes. Concorrendo estão ainda os blocos Kiloucura, com 40 componentes; Os Emparedados, com 31 componentes; Os Sossegados, com 30 foliões; Os Descarados, com 35 pessoas; Kbanakma com 60 foliões; 100 V Xame com 33 componentes e Tribos do Téra com 40 foliões. Para os camorates nenhum bloco se inscreveu. Assim, para a premiação do camarote a Comissão Organizadora ainda não decidiu se reverterá a premiação aos blocos da pipoca.

SEGURANÇA – Nas cinco noites de carnaval, para que os foliões brinquem em segurança a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços (Seicotur) conta com apoio das polícias militar e civil, guarda municipal, seguranças particulares e ainda com o apoio da Inspetoria de Menores e Conselho Tutelar. “Além das aproximadamente 22 pessoas envolvidas entre comissão julgadora dos blocos e organização, teremos o apoio das polícias e seguranças e ainda entidades, como o Lions e Leo Clube responsáveis pela portaria”, explicou um dos organizadores Júnior Matão.

MENORES - Sobre a presença de menores de 14 anos, como também o consumo de bebida alcoólica, a fiscalização está sob responsabilidade das polícias civil e militar e da Inspetoria de Menores, e acompanhamento do Conselho Tutelar, conforme estabelecido na Portaria nº 001/07. A portaria estabelece medidas relativas à crianças e ao adolescente em Tangará da Serra, onde “fica proibida a presença de menores de 14 anos em bailes de carnaval no período noturno; os adolescentes maiores de 14 anos poderão participar, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis,ou com autorização escrita dos pais com firma reconhecida em cartório”, conforme portaria da juíza Olinda de Quadros Altomare Castrillon.

RENDA – Além da renda da portaria, sendo o ingresso R$ 1 e R$ 2 no sábado e segunda-feira, o carnaval “Folia e Paz na Terra dos Tangarás” Ano III gera empregos diretos e indiretos como as 10 tendas montadas dentro da Praça para melhor atender aos brincantes. São aproximadamente 60 pessoas e mais 10 ambulantes trabalhando durante as cinco noites de festa.

ESTACIONAMENTO – Além das pessoas trabalhando dentro da praça, 40 pessoas trabalham nos estacionamentos, sendo na Avenida Brasil, lateral da escola 29 de Novembro e atrás do Centro Cultural. Para a entrada, a partir das 21h, está disponível um portão na avenida Brasil. A comissão organizadora estima um público de 10 mil pessoas por dia, sendo que hoje e segunda-feira espera um público de aproximadamente 13 mil pessoas.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/241328/visualizar/