Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 15 de Fevereiro de 2007 às 08:24

    Imprimir


O estudo foi realizado por uma equipe internacional de cientistas e usou simulações de computador para descobrir o que pode ter acontecido há 10 bilhões de anos quando uma galáxia anã, cheia de gás, colidiu com a órbita de um sistema maior, do tamanho da Via Láctea.

Os pesquisadores descobriram que a pressão criada pela passagem de uma galáxia menor através de um sistema maior teria arrancado o gás interestelar da galáxia menor.

O modelo também revelou que a força gravitacional do sistema maior teria deslocado muitas das estrelas luminosas da galáxia anã.

O resultado, segundo os pesquisadores, foi uma galáxia na qual a maior parte da matéria visível estava ausente, deixando basicamente matéria escura para trás.

"Os resultados são empolgantes porque são baseados em uma combinação de efeitos físicos nunca antes postulada", disse o astrofísico Stelios Kazantzidis, da Universidade de Stanford, um dos autores do estudo.

"Esse é um passo em direção a um entendimento mais completo da formação da estrutura no Universo, o que é um dos objetivos fundamentais da astrofísica", disse Kazantzidis.

Esferoidais anãs são galáxias compostas quase que inteiramente de matéria escura. Alguns exemplos vagos foram descobertos na Via Láctea e em Andrômeda.

Cientistas acreditam que esses sistemas escuros já foram cheios de gás mas, ao se tornarem satélites de galáxias maiores, a maior parte de sua matéria visível se perdeu.

Os pesquisadores acreditam que todas as galáxias luminosas deveriam ser rodeadas por algumas galáxias esferoidais dominadas por matéria escura.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/241908/visualizar/