Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 29 de Março de 2013 às 17:04
Por: LORENA BRUSCHI

    Imprimir


O método mais avançado de votação do mundo, o de identificação dos eleitores pela impressão digital – chamado de método biométrico - deve demorar pelo menos cinco anos para chegar às cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Apenas na eleição de 2018 a região metropolitana estaria inserida no cadastro. 

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral, o método de revisão biométrica dá 100% de certeza na conferência da identidade do votante, e o cadastramento faz ainda com que pessoas que não residem mais na cidade ou falecidas tenham o título eleitoral cancelado. 

O critério para escolha das cidades que serão inseridas primeiro no novo sistema de votação é o que impede Cuiabá e Várzea Grande de receberem o recadastramento ainda este ano. 

Os municípios que apresentarem diferenças entre o número de eleitores e a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são os que passarão primeiro pela revisão eleitoral. 

No caso da região metropolitana de Cuiabá, outro agravante é apontado pelo Tribunal. As obras da Copa dificultam a locomoção dos cidadãos, que caso não compareçam no recadastramento terão os títulos cancelados. 

A revisão do eleitorado é necessária principalmente nas cidades onde o número de eleitores se aproxima do total de residentes no município. O valor recomendado pela Justiça Eleitoral no Brasil é de que até 70% da população esteja inscrita no cadastro de eleitores dos municípios. 

A ocasião pode caracterizar alguma distorção no Cadastro de Eleitores. Este é o caso de Rondonópolis, que começa a passar pela revisão do eleitorado com biometria nesta próxima terça-feira, 2 de abril. 

A explicação é que deve haver uma margem de 30%, a 35% de não votantes num universo de moradores, como crianças, ou cidadãos cujo voto é facultativo, como jovens de 16 a 18 anos e idosos. 

No ano passado, houve a suspeita de fraude na eleição para prefeito e vereadores na cidade de Várzea Grande, que segundo o TRE, foi apenas uma tentativa de burlar a identificação feita pelos mesários e que foi detectada a tempo. Pessoas com documentos falsos teriam tentado votar. 

Ainda há um inquérito de investigação para apurar o responsável pela falsificação dos documentos. Com o novo método implantado, seria impossível qualquer tentativa de fraude por voto indevido. 

Em Mato Grosso, as cidades que receberão a revisão de eleitores ainda este ano são: Serra Nova Dourada, Luciara, Araguaiana, Cocalinho, Indiavaí, Planalto da Serra, Campos de Júlio, Rosário Oeste, Nobres, Poconé, Pontes e Lacerda e Lucas do Rio Verde. Elas teriam um universo de votantes que representariam mais de 70% da população residente.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/24192/visualizar/