Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 14 de Fevereiro de 2007 às 11:55

    Imprimir


Break, Mc's, Graffiti e Discotecagem. Muitas são as facetas da cultura Hip Hop que sintetiza uma das expressões mais genuínas da cultura urbana contemporânea, e que encontrou em Mato Grosso terreno fértil para essa movimentação que tem como um de seus focos a promoção da inclusão social.

Em Mato Grosso , a comemoração das expressões artísticas urbanas terão palco privilegiado no Clube Feminino durante os dias de carnaval, quando será realizada a quinta edição do Grito Rock Cuiabá, que pela primeira vez este ano, reunirá num único espaço, além de bandas de rock da cena independente brasileira, artistas e produtores do hip hop de todo o estado de Mato Grosso, que desenvolverão múltiplas atividades durante os dias 17, 18, 19 e 20 de fevereiro.

Trata-se do projeto Movimentando o Hip Hop, ação que tem como finalidade promover a circulação da produção do hip hop no Centro Oeste, estimulando a troca de know-how e, consequentemente, a formação de artistas e produtores culturais atuantes no segmento.

Esta primeira edição do projeto no período carnavalesco, contará com a participação de dois grafiteiros de Brasília, Satão e o Snupi, ambos da DF Zulu Breaker´s, que se apresentarão no palco junto a outros nove grupos de rap e Dj´s.

Além dos shows, seminários com foco em formação dos agentes da cultura hip hop serão promovidos entre os dias 17 e 20 de fevereiro, das 9h às 12h. Na pauta, Histórico e Contexto da Cufa Brasil e Grupo de troca de experiências, oficinas de Comunicação Alternativa, Produção Cultural, além da composição de um planejamento de ações focadas na rede mato-grossense de hip hop.

O Movimentando o Hip Hop no carnaval cuiabano surgiu a convite do Festival Grito Rock organizado pelo Espaço Cubo em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e CVC Vídeo. Além do Rock e Hip Hop, apresentações de teatro, que será capitaneado pela Companhia Fúria, o audiovisual e uma série de palestras reunirão marcarão este que é um dos período mais tradicionais de comemoração da cultura brasileira.

Histórico – Capitaneado pela Central Única das Favelas de Cuiabá (Cufa Cuiabá), o Movimentando o Hip Hop teve inicio em 2004 com o objetivo de promover um encontro quinzenal do movimento hip hop cuiabano com vistas ao desenvolvimento de sua cadeia-produtiva.

Com o tempo, a proposta continuou a mesma, porém, desta vez, focando a integração do Centro-Oeste. Para isso, no ano passado, grupos de Goiás e uma caravana de Brasília foram trazidos à Cuiabá com foco na realização de oficinas e show´s no centro de Cuiabá.

Além do Movimentando o Hip Hop, a Cufa Cuiabá é responsável pela produção do Festival Consciência Hip Hop e projetos como a Seletiva de Basquete, Cinema na Comunidade e programas sociais no Centro Sócio-Educativo Pomeri.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/242066/visualizar/