Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 14:25

    Imprimir


A empresa Bimetal, uma das principais indústrias brasileiras no segmento de estruturas metálicas sediada em Cuiabá, conseguiu a parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a realização de um projeto que vai fornecer alternativas para aproveitamento energético da industrialização da agroindústria mato-grossense.

De acordo com o diretor assistente da Bimetal, Pedro Tanus, eles irão desenvolver pesquisa para criar um equipamento que aproveita os resíduos das indústrias, gerando energia elétrica à vapor, entre outras, reduzindo desta forma os custos de produção. “Iremos fornecer alternativa para os resíduos de bagaço de cana, casca de arroz, pó de arroz que não são aproveitados, mas têm potencial de aproveitamento”, explica.

O trabalho de pesquisa já foi iniciado e tem a parceria da empresa incubada pela Unicamp, Bioware, com profissionais especializados, contando com uma equipe técnica de 160 pessoas. A Bimetal manterá interface com empresários de Mato Grosso para conhecer os processos de perda de todos os segmentos da indústria. “Esperamos poder apresentar, em 2007 e 2008, uma solução para a questão”, revela.

Segundo Tanus, o empresário mato-grossense tem a preocupação com a questão da energia. “Qualquer industrial pensa num ciclo mais produtivo, pois poucas empresas geram energia para o consumo próprio e têm que comprá-la, aumentando o custo de produção”. Além disso, segundo o técnico, a partir do aproveitamento de biomassa, pode-se levar energia elétrica para lugares mais afastados, como aldeias indígenas, melhorando a qualidade de vida da população da região.

A Finep, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), promove e financia a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do País. Para o diretor, o projeto foi aprovado devido ao perfil da empresa mato-grossense que é sólida e inovadora e tem 18 anos no mercado, sendo vencedora no setor em que atua. “Estamos muito orgulhosos do privilégio de ter tido um projeto aprovado pela Finep”.

Os analistas do Finep, João Carlos de Souza Maia e Ana Cristina Cabral estiveram na Bimetal, ontem (07.02), para conhecer a indústria e funcionários, analisar a produção e acompanhar o andamento do projeto.





Fonte: 24Horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/243211/visualizar/