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Politica Brasil
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 13:37

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Para os produtores da região a falta de manutenção da BR 163 atrapalha no escoamento da produção de grãos, atrasa a entrega de mercadorias, que na maioria das vezes tem prazo para chegar ao destino, dificulta a vinda de empresas e indústrias para o Estado. “Este é um dos entraves que a região norte do Estado vem enfrentado. Quem sai prejudicado são os empresários, produtores, o município e também o Estado”, apontou o deputado estadual Dilceu Dal’Bosco.

Visando buscar estratégias de melhoria para a considerada ‘artéria’ do Nortão, o senador Jaime Campos e o deputado federal Wellington Fagundes vão abordar este tema no seminário “Nortão: Dificuldades - Desafios - Soluções”, idealizado pelos estaduais Dilceu Dal Bosco (PFL) e José Riva (PP). De acordo com o deputado Dilceu, cada palestrante ficará responsável pelo comitê relativo ao debate proposto. “Assim ficará fácil dar andamento nas ações que vão ser discutidas. Para assim, não ficar no papel, e ser executada”, finalizou.

O Seminário será realizado no dia 9 (sexta-feira), às 14 horas, no Sesi e vai contar com a participação de autoridades e representantes políticos da região norte do Estado.

Histórico da BR 163- A rodovia BR-163, que liga Cuiabá - MT a Santarém - PA, foi aberta na década de 1970 como mais uma das grandes obras de infra-estrutura projetadas pela ditadura militar para, pretensamente, tentar integrar a Amazônia ao restante do País. A rodovia inicia em Jangada percorrendo os municípios de Rosário Oeste, Nobres, Nova Mutum, Lucas do Rido Verde, Sorriso, Sinop, Itaúbas, Terra Nova do Norte, Matupá, Guarantã do Norte até Santarém.

A BR 163 atinge uma extensão de 1.780 quilômetros. Estrada que atravessa uma das regiões mais ricas da Amazônia e do País em recursos naturais, potencial econômico, diversidade étnica e cultural, com a presença de biodiversidade como a Floresta Amazônica, o Cerrado e áreas de transição entre eles, além de bacias hidrográficas importantes, como a do Amazonas, do Xingu e Teles Pires-Tapajós.

A BR foi e ainda é, reivindicação de vários setores econômicos regionais, os quais alegam que manutenção poderia facilitar e baratear o escoamento da produção agropecuária do norte do Mato Grosso, um dos pólos mais dinâmicos do País no cultivo de grãos, em direção ao rio Amazonas. Por outro lado, agricultores e empresários reivindicam políticas e ações para a manutenção da estrada para garantir os benefícios que ela promete.





Fonte: AL

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