Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 07:24

    Imprimir


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) deve fazer novas operações para coibir o desmatamento na região Norte do Estado. O supervisor regional em Sinop, Roberto Agra, informou, ao Só Notícias, que em breve novas ações devem ser desencadeadas. No final de 2006, o órgão capacitou 10 novos fiscais para atuar no setor, sendo destinados cinco para Sinop, três para Alta Floresta e dois para Guarantã do Norte. “Eles vão atuar na fiscalização e apoiar operações de combate ao desmatamento”, alertou.

No ano passado, várias operações foram deflagradas na região. A última foi a Kayabi, em novembro, com a prisão de 28 pessoas acusadas de envolvimento em invasão de terras indígenas e exploração ilegal de madeira. No mês de maio, o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Brasileira (PPCDAM) fez 72 autuações nos municípios de Sinop, Itaúba e Cláudia, e aplicou cerca de R$ 11,6 milhões em multas.

Em Alta Floresta (300 km de Sinop), em apenas seis operações realizadas no ano passado, foram aplicadas 167 autuações, que resultaram em R$ 59.5 milhões em multas. A área desmatada chegou a 31.144,407 hectares nos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte, Nova Canaã do Norte, Colíder, Terra Nova do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Nova Guarita, Novo Mundo, Verde Jacaraeacanga/PA, Novo Progresso/PA.

As ações de fiscalização são direcionadas pelo sistema DETER, de monitoramento por satélite, bem como as denúncias recebidas pela Linha Verde, pelo telefone 0800-61-8080 (ligação gratuita). Dados do PRODES - Desflorestamento nos Municípios da Amazônia Legal – apontam que, até 2005, Sinop desmatou 2 mil km2, equivalente a 62% de sua área.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/243577/visualizar/