Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 05 de Fevereiro de 2007 às 12:35

    Imprimir


Mais de 300 mil pessoas estão desabrigadas e 29 morreram nas inundações causadas pelas chuvas que atingem Jacarta, a capital indonésia, há quatro dias.

Autoridades estimam que cerca de 70% --uma área de mais de 600 quilômetros quadrados-- da cidade esteja submersa após transbordamentos de rios causados pelas chuvas.

"Pedimos que os moradores continuem em alerta, porque as águas podem subir mais, e com rapidez", afirmou Sihar Simanjuntak, oficial que monitora os rios que cruzam a cidade de cerca de 12 milhões de habitantes.

O governo enviou equipes médicas em botes salva-vidas para os distritos mais afetados, em meio ao temor de que doenças se espalhem em meio aos moradores que vivem em condições precárias, com pouco acesso à água potável.

Indonésio carrega pertences em saco em rua inundada de Jacarta "Temos que alertar para doenças como febre tifóide, e outras que são transmitidas por meio de ratos e causam infecções respiratórias. Esperamos que não haja disenteria", afirmou o ministro da Saúde Siti Fadilah Supari.

Alguns indonésios que vivem em regiões mais precárias tiveram que alugar carros e cavalos para serem removidos.

"O governo é horrível", afirmou Augustina Rusli, que ficou cinco dias ilhada no segundo andar de sua casa ao lado de filha de 10 meses, esperando que o nível das inundações baixasse.

"Nós temos um vizinho que sofre de câncer, e ninguém veio resgatá-lo", afirmou. Responsabilidade

O governo de Jacarta alega não ser responsável pela pior catástrofe da história recente da cidade, dizendo que as inundações são um "fenômeno natural" que ocorre a cada cinco anos.

"Não há por que querer culpar alguém", afirmou o governador Sutiyoso à rádio Shinta. "Eu fiquei acordado até as 3h da manhã tentando resgatar os refugiados", afirmou.

Chuvas incessantes começaram a atingir Jacarta na quinta-feira (2). Dezenas de milhares de casas, comércios e hospitais --principalmente em áreas mais pobres-- ficaram submersas.

A agência indonésia de meteorologia prevê mais chuvas nas próximas duas semanas.

Jacarta é freqüentemente atingida por inundações, mas não nessa escala. Dezenas de áreas da periferia são inundadas por rios que transbordam todos os anos.

Muitos moradores se recusam a deixar suas casas, ou são muito pobres para se retirarem.

As inundações freqüentes causam deslizamentos de terra todos os anos no país, um arquipélago formado por 17 mil ilhas, onde milhões vivem em áreas montanhosas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/244020/visualizar/