Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Março de 2013 às 13:04
Por: Jacques Gosch

    Imprimir


  O RDTV, web TV do portal RDnews, apresentou denúncia sobre desperdício de medicamentos em Chapada dos Guimarães. A reportagem de Dalila Rodrigues e Júlio Cruz mostrou que, há uma semana, pelo menos duzentas caixas de medicamentos com prazos de validade vencidos ou deteriorados pelo armazenamento inadequado, estão depositadas no almoxarifado do Centro de Especialidades Médicas do município, aguardando o descarte.

 

  Os vereadores da cidade receberam a denúncia e checaram in loco. Diante da situação, acionaram a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência. O delegado Bruno Barcelos acredita que a situação pode configurar crime de improbidade administrativa. “Vamos investigar como e porque os medicamentos acabaram naquele depósito” prometeu.

  O presidente da Câmara Municipal Carlos Eduardo (PT) exige explicações da secretaria de Saúde e da administração municipal. A vereadora Cassilda Siqueira (PP) afirma que não existe justificativa para o descarte de medicamentos que deveriam ser utilizados pelas pessoas que buscam atendimento na rede pública.

  Atualmente, Chapada conta com 7 postos do Programa Saúde da Família (PSF), sendo três instalados no município e o restante na zona rural. O reflexo do desperdício é a falta de medicamentos como amoxilina. Embora não esteja sendo oferecido à população, alguns lotes do remédio estão depositados aguardando o descarte.

  A enfermeira responsável Marilena Aburad concorda com a apuração dos fatos. Ela alega que recém assumiu o posto na secretaria municipal da Saúde e que desconhece os procedimentos da gestão anterior.

  O atual prefeito José Neves (PSDB) culpa a gestão passada. O tucano alega que assumiu o município em situação precária. “Os remédios vencidos foram comprados em excesso, sem o devido planejamento. Os lotes que ainda estão no prazo de validade foram armazenados em condições inadequadas, o que impede a utilização”, justificou.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/24410/visualizar/