Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 04 de Fevereiro de 2007 às 15:20

    Imprimir


No Centro-Oeste, dos 41 deputados que compõem a bancada, 8 deles, percentual de 19%, são processados ou investigados pela justiça. A região Norte (que reúne Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins) apresenta o maior percentual de eleitos com pendências judiciais. São 18 deputados, dos 65 eleitos, ou seja, 27%.

O Sul do país tem o menor índice de deputados processados ou investigados por crime: 10%. Dos 77 eleitos, 8 respondem a processos. Nordeste e Sudeste têm 12% de eleitos com pendências judiciais cada.

Para o cientista político Leonardo Barreto, professor do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Brasília, determinadas regiões "têm clima mais propício para cometimento de crimes". "Em alguns locais, determinadas famílias exercem muita influência na política. Sentem-se isentos dos mecanismos da Justiça, sentem-se acima da lei."

Na avaliação de Barreto, nos estados onde há liberdade maior para a imprensa, instituições funcionando melhor e Justiça mais independente, a tendência é que haja "seleção mais criteriosa" dos candidatos.

O presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Everson Tobaruela, concorda com o cientista político. Ele afirma que nos estados onde não foram localizados deputados com processos, a sociedade mostrou que "repudia o envolvimento de seus parlamentares com crimes".

"Conheço os 27 estados e sei que cada região tem características diferentes. No Norte, há uma discrepância social elevada. No Sul, a sociedade é mais organizada e fiscaliza mais", afirma Tobaruela.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/244158/visualizar/