Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 04 de Fevereiro de 2007 às 07:29

    Imprimir


São fortes as possibilidades do Partido dos Trabalhadores participar efetivamente da segunda administração do governador Blairo Maggi. O deputado federal petista Carlos Abicalil, o mais votado nas eleições do ano passado com 128,851 votos, deve assumir o comando da Secretaria de Educação, com a nomeação do atual titular, Luiz Antônio Pagot, para a direção-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transportes (DNIT).

O mais próximo petista depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto ao governador Blairo Maggi, Carlos Abicalil chegou a ser oficialmente convidado em 2003, inicio do primeiro mandato de Blairo Maggi para ocupar a Secretaria de Educação, quando PT e o então PPS, partido de Maggi estavam coligados. Abicalil, no entanto, recusou. Ele alegou que seria seu primeiro mandato e que tinha compromissos a serem cumpridos, além de nunca ter assumido um mandato eletivo.

Agora volta a possibilidade de o parlamentar ocupar a vaga de secretário de Educação, inclusive para aproximar um eventual acordo visando às eleições municipais de 2008, onde Abicalil poderia ser candidato a prefeito de Cuiabá, coligado com o Partido da República, sigla onde se instala nos próximos dias o grupo político do governador Blairo Maggi.

Abicalil, por enquanto, nega a candidatura a prefeito, mas se coloca dentro do velho jargão político de ser soldado do partido e se for convocado pode ir para o enfrentamento eleitoral em 2008, o que seria mais fácil se tivesse um instrumento de visibilidade como é a Secretaria de Educação do Estado.

Professor de carreira, Abicalil disputou eleições para a Prefeitura de Cuiabá e para o Governo do Estado, mas somente em 2002 conseguiu se eleger depois de ocupar por quase três anos a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNRE).

Com um próximo relacionamento com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Carlos Abicalil já teve seu nome especulado inclusive para assumir uma secretaria nacional, mas deverá mesmo ficar na Secretaria de Educação em substituição a Luiz Antônio Pagot, estando diretamente ligado ao governador Blairo Maggi e tendo carta branca para as decisões que entender como sendo prioritárias para o setor que cresceu estruturalmente nos últimos quatro anos, mas regrediu em resultados percentuais.

Setor de pesadas críticas por parte de sindicalistas e deputados estaduais a Secretaria de Educação tem o maior orçamento de Mato Grosso com R$ 745 milhões para serem investidos neste ano de 2007, mas em contrapartida consome quase que a totalidade dos recursos apenas no pagamento de salários da categoria, ficando pouco volume para investimentos e, principalmente, para capacitação profissional.

Caso se confirme a indicação de Carlos Abicalil, Blairo Maggi teria um importante aliado junto ao governo Federal e a classe dos trabalhadores no ensino.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/244224/visualizar/