Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 03 de Fevereiro de 2007 às 14:43

    Imprimir


A 53º legislatura da Câmara e do Senado teve início oficialmente nesta sexta-feira, com a presença da Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, no Congresso. Nesta última semana, 513 deputados e 27 senadores também tomaram posse e os parlamentares escolheram todos os membros da Mesa Diretora das casas.

Na Câmara, a composição da Mesa ficou a seguinte: o PT ficou com a presidência, com Arlindo Chinaglia (SP), o PSDB com a 1º vice-presidência, com Nárcio Rodrigues (PSDB-MG) e o PR com a 2º vice-presidência, com Inocêncio Oliveira (PR-PE). Osmar Serraglio (PMDB-PR) será o 1º Secretário, Ciro Nogueira (PP-PI) o 2º Secretário, Waldemir Moka (PMDB-MS) o 3º Secretário e José Carlos Machado (PFL-SE), o 4º Secretário. As suplências ficaram com Manato (PDT-ES), Arnon Bezerra (PTB-CE), Alexandre Silveira (PPS-MG) e Deley (PSC-RJ).

A maior bancada da casa é o PMDB, que tem 92 deputados, seguido por PT, com 83 e PSDB, com 64. O PFL conta com 63 deputados, PP 41, PR 30, PSB 27, PDT 23, PTB 22, PPS 20, PCdoB e PV 13 e outros partidos 22. Dos 513 deputados, 193 estão em seu primeiro mandato, enquanto 43 estão retornando e 277 conseguiram se reeleger.

O mais jovem parlamentar da nova legislatura é Fernando Coelho Filho (PSB-PE), de apenas 22 anos e o mais velho é Alberto Silva (PMDB-PI), de 88 anos.

Figuras marcantes já ganharam a atenção da mídia sem nem começar a trabalhar. O estilista Clodovil Hernandes (PTC-SP), por exemplo, brilhou nas primeiras visitas à Câmara por suas vestimentas estilizadas e seu jeito peculiar. Já Manuela D'Avila (PCdoB-RS), a deputada mais votada em seu estado, chamou a atenção por sua beleza e já foi batizada de "musa" do Congresso.

Os parlamentares eleitos por São Paulo também merecem destaque, como o retorno do Paulo Maluf (PP-SP), dizendo ser o "político mais puro" de todos, o cantor de forró Frank Aguiar (PTB-SP) e o retorno de figuronas petistas de São Paulo envolvidos na crise, como o ex-ministro Antonio Palocci, o ex-presidente da casa, João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoíno (PT-SP), além de Clodovil. Dos 513 parlamentares, apenas 45 são mulheres.

Senado

No Senado, a Presidência também ficou com o Governo, com a reeleição do Presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). O PT conseguiu ainda a 1º vice-presidência, com o senador Tião Viana (AC) e o PSDB com a 2º, com o senador Álvaro Dias (PR). O senador Efraim Moraes (PFL-PB) será o 1º Secretário, o senador Gerson Camata (PMDB-ES), o 2º, e o senador César Borges (PFL-BA) o 3º e o senador Magno Malta o 4º. As suplências ficaram com o senador Papaléo Paes (PSDB-PA), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o senador João Claudino (PTB-PI) e o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Dos 81 senadores, 27 tomaram posse nesta última semana e ficam oito anos no cargo. Os outros 54 tem apenas mais quatro anos no cargo. A maior bancada na casa é do PMDB, que tem 20 senadores, seguido por PFL, com 17 e PSDB, com 13, PT, com 11, PTB, com cinco, PDT, com quatro, PR, com quatro, PSB, com três, e PP, PRB, Psol e PcdoB, com um cada. Apenas nove mulheres ocupam cadeiras no Senado.

A Casa conta agora com dois ex-presidentes da República. O senador José Sarney (PMDB-AP) renovou seu mandato por mais oito anos e pode completar 16 anos no cargo. O ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) retorna à vida pública depois de 14 anos. Ele perdeu os direitos políticos em 1992, quando saiu da presidência por meio de um impeachment. Porém, parece ter conservado velhos costumes políticos, pois menos de 24 horas depois de assumir a cadeira trocou de partido. Saiu do PRTB e se filiou ao PTB.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/244307/visualizar/