Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 31 de Janeiro de 2007 às 10:09

    Imprimir


Dos 8 deputados integrantes da bancada federal de Mato Grosso, três já foram indiciados pela Polícia Federal acusados de envolvimento com a máfia dos sanguessugas. Ontem, foi a vez do deputado Lino Rossi (PP). Estão na lista da PF ainda a deputada Teté Bezerra (PMDB) e Celcita Pinheiro (PFL).

Nenhum deles se reelegeu e, por isso, devem perder o direito ao foro privilegiado que permite que políticos, no exercício de suas funções, sejam julgados e investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Sem mandatos, os processos agora voltam para a Justiça comum.

Rossi é apontado como um dos principais contatos dos empresários que chefiavam o esquema na Câmara Federal. Ele foi o único que teve sua cassação recomendada pela CPI e aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara. Celcita foi absolvida.

No esquema da máfia, a Planam (principal empresa acusada) vendia para prefeituras ambulâncias a preços superfaturados que eram compradas com dinheiro do Orçamento da União. Os recursos eram destinados pelos parlamentares que apresentavam emendas para beneficiar prefeituras integrantes do esquema em troca do pagamento de propina.

Outros

A bancada de Mato Grosso que será, em parte, renovada a partir de amanhã encerra mandato em meio a lama e escândalos. Além dos três indiciados, o deputado Pedro Henry (PP), reeleito, foi acusado de integrar o esquema do mensalão e das ambulâncias. Por fim, acabou não tendo o mandato cassado.

Welinton Fagundes (PR) teve seu nome citado na máfia das ambulâncias, mas as acusações não foram adiante. O petista Carlos Abicalil teve o nome envolvido no chamado dossiê contra os tucanos.

A senadora Serys Slhessarenko (PT) se defendeu no Conselho de Ética das acusações de ligação com os Vedoins -- donos da Planam, mas foi absolvida.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB) travou uma batalha com o juiz federal, Juilier Sebastião da Silva, que o acusa de envolvimento com o bicheiro João Arcanjo Ribeiro.

Nesta quinta, assumem na Câmara Federal, os deputados Valtenir Pereira (PSB), Homero Pereira (PR), Carlos Bezerra (PMDB), Pedro Henry (PP), Welinton Fagundes (PR), Thelma de Oliveira (PSDB), Eliene Lima (PP) e Carlos Abicalil (PT) e Jaime Campos (PFL) no Senado Federal.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/244519/visualizar/