Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 26 de Março de 2013 às 22:53
Por: Dhiego Maia

    Imprimir


 
Mendes e secretário da Saúde, Kamil Fares, anunciaram nova unidade à imprensa (Foto: Vinícius Lemos/G1)Mendes e secretário da Saúde Kamil Fares (à esquerda)
anunciaram nova unidade (Foto: Vinícius Lemos/G1)

Mesmo desprovido de um convênio formal junto ao Ministério da Saúde, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, anunciou nesta terça-feira (26) a área em que poderá ser erguido o maior hospital público de Mato Grosso. Previsto para abrigar 250 leitos em 20 mil m² de área construída, a nova unidade hospitalar estará localizada em uma região de propriedade da prefeitura, no bairro Ribeirão do Lipa, nos fundos do Centro de Eventos do Pantanal. A obra terá duração de ao menos dois anos.

“Não assinei nenhum convênio ou termo com o Ministério da Saúde. Mas o ministro Alexandre Padilha fez esse compromisso conosco. A diretora da Atenção Básica do ministério conhece a realidade da saúde de Cuiabá”, afirmou Mendes.

De acordo com Mendes, o projeto, uma das promessas de campanha do socialista, ganhou dimensão e será mais que um novo Pronto-Socorro. A meta da prefeitura é que a estrutura estará apta para atender a urgência e emergência e ainda será especializada para receber pacientes de algumas das áreas da saúde de maior procura, como cardiologia, traumatologia e neurologia.

O projeto de construção do novo hospital será elaborado entre os meses de abril e setembro e deverá custar ao menos 3% do valor total da obra. Logo em seguida, a meta da gestão atual será a de abrir o processo licitatório.

O hospital será administrado por uma Empresa Pública de Direito Privado que se assemelha a uma autarquia. Mendes prevê que a prefeitura dará uma contrapartida de até 10% do valor da obra. O governo do estado será responsável por mais 20% e o Ministério da Saúde ficará com o restante do custo da obra, que é de 70%. Os valores em reais não foram divulgados.

Para angariar os recursos, Mendes também disse que irá enxugar a folha salarial e ainda economizar verba de toda a administração para cumprir a meta. “Com a construção desta unidade de alta complexidade nós não vamos mais precisar transferir pacientes. Vamos virar referência em Mato Grosso”, destacou o secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares.

Atual pronto-socorro
O atual Pronto-Socorro da capital, localizado na região central, após o início das obras da nova unidade, segundo Mendes, será transformado em uma unidade especializada de tratamento. A especialidade ainda será definida posteriormente. “Após o início da construção da nova unidade vamos estudar [instalar] uma unidade de atenção básica no local que vai ficar remanescente”, finalizou.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/24477/visualizar/