Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Terça - 26 de Março de 2013 às 19:45
Por: LISLAINE DOS ANJOS

    Imprimir


O Consórcio VLT Cuiabá finalizou a etapa de estaqueamento na obra do Viaduto da Sefaz, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA). Ao todo, 52 estacas que compõem a estrutura de fundação do viaduto foram cravadas.
 
A estrutura do viaduto terá oito pilares (cada pilar é formado por um bloco de seis estacas), ao longo dos seus 278 metros de extensão, além de um par de estacas em cada extremidade. Desse total, quatro pilares já foram concluídos.
 
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), as empreiteiras já concluíram a remoção das principais interferências encontradas na região (adutoras de água e cabos de luz, telefone e internet), bem como da rede de alta tensão que passava em frente ao Grande Templo.
 
Edson Rodrigues/Secopa
 
Operários trabalham na construção dos pilares que sustentarão a obra Assim que a construção dos pilares for finalizada, o consórcio dará início à fase de execução das travessas e lançamento das vigas, quando então o viaduto começará a tomar forma.
 
A obra
 
O viaduto da Sefaz terá formato de ferradura e integra o pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá.
 
A obra tem por objetivo solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde, com a entrada e saída do servidores públicos do Centro Político Administrativo (CPA).
 
De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá, essa obra de arte tem prazo de execução estimado em no máximo oito meses. Como as obras tiveram início no final de dezembro, a previsão é de que seja concluída no início do segundo semestre deste ano.
 
Depois de pronta, a obra será usada pelos motoristas que desejem fazer a conversão na avenida para ter acesso ao Centro Político ou seguir em direção ao centro da cidade. Já o VLT passará por baixo do elevado, pela via permanente.
 
Implantação do VLT
 
O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, está incluso no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
 
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
 
O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/24489/visualizar/