Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 06:52

    Imprimir


Todas as secretarias municipais e as quatro regionais da Prefeitura de Cuiabá fazem parte do Plano de Contingenciamento, para situações de prevenção, alerta e emergência, que começou a valer nesta quinta-feira (25). A estrutura mínima imediata de “emergência” funciona até abril, fim do período crítico de chuvas.

O secretário de Defesa e Cidadania, Ricardo Siqueira, afirma que a idéia surgiu a partir dos acontecimentos no bairro São Mateus, onde cerca de 20 famílias ficaram desabrigadas e outras 176 precisam de ajuda em alimentação, remédios e produtos de limpeza, depois do temporal de domingo (21). No total, cerca de 300 famílias já foram atendidas até o momento. “O objetivo é aprimorar as ações, para que estejam mais articuladas e eficientes”.

Eficiência na prestação de serviços. Essa é a definição essencial no projeto que inicialmente surge para resolver um problema momentâneo, mas que pretende se concretizar em ações de prevenção e alerta para os próximos anos. Cada secretaria tem papel importante, além de uma série de atividades que devem ser executadas, por isso todas contarão com um representante para estar inclusive em contato com a própria comunidade.

A Secretaria de Defesa e Cidadania assumiu a coordenação dos trabalhos, que envolve garantia de suprimento alimentar, água potável, roupas, colchões, recepção de donativos, cadastramento de famílias atingidas e desabrigadas, medicamentos, vacinas e ambulâncias. Na área de infra-estrutura, as equipes de trabalho permanentes, maquinário necessário e manutenção da limpeza diária de alojamentos. Já o meio ambiente fica responsável pela notificação, demarcação e interdição de áreas de risco.

Chuvas – Cerca de 750 famílias e diversos estabelecimentos comerciais foram afetados pela chuva do dia 21, que em apenas uma hora atingiu 127 milímetros (mm), o equivalente a 60% da demanda esperada para todo mês de janeiro. As 20 famílias que residiam às margens do córrego do Gambá, na Avenida Beira Rio, estão alojadas temporariamente na Cerâmica São Mateus, no entorno de um dos bairros mais atingidos. Outras quatro permanecem no ginásio da Lixeira, em razão da chuva que atingiu a Capital há duas semanas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/245793/visualizar/