Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 24 de Janeiro de 2007 às 14:25

    Imprimir


Flora, uma fêmea de dragão-de-komodo, a maior espécie de lagarto do mundo, se tornou mãe e pai mesmo sendo virgem. Apesar de nunca ter cruzado com um macho, Flora pôs 25 ovos em maio do ano passado. Hoje, cinco filhotes nasceram no zoológico de Chester, na Inglaterra.

Cientistas britânicos anunciaram em dezembro que Flora havia fertilizado seus próprios ovos sem a ajuda de um macho, um processo conhecido como partenogênese. Segundo um dos responsáveis pelo zoológico, Kevin Buley, esta é a primeira vez que um dragão-de-komodo dá à luz filhotes por meio da partenogênese.

Os bebês medem entre 40 e 45 centímetros e pesam cerca de 125 gramas. Eles estão sendo cuidados em uma área especial do zoológico, onde são alimentados com grilos e gafanhotos.

"Nós não escolhemos os nomes ainda. Como os dragões-de-komodo vivem mais de 40 anos, queremos dar os nomes certos para eles", afirmou Buley. De acordo com o zoológico, dois ovos fertilizados de Flora ainda estão na incubadora.

O dragão-de-komodo vive em várias ilhas da Indonésia, mas tem uma população pequena, fragmentada e sofre com a perda de habitat. A espécie pode atingir até três metros de comprimento e é o único lagarto capaz de comer presas maiores do que ele próprio. Sua saliva tem uma flora bacteriana altamente tóxica, capaz de matar.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/246201/visualizar/