Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 22 de Janeiro de 2007 às 17:09

    Imprimir


Produzir com boas práticas agrícolas dentro dos padrões econômico, social e ambiental é uma das novas exigências do mercado. Ciente da importância disso é que a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, juntamente com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) traz para o TecnoCampo 2007 profissionais no assunto, para mostrar a atual tendência das questões socioambientais no agronegócio e suas implicações.

Em sua palestra sobre certificação e gestão ambiental, João Shimada, especialista em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mostrará a importância e os elementos que compõe uma gestão com responsabilidade socioambiental. Ele destacará também a importância da certificação socioambiental da produção agrícola como fator de competitividade.

Na opinião do especialista, produzir de acordo com as normas exigidas para o desenvolvimento sustentável traz benefícios à empresa, para o meio ambiente e para os funcionários e prestadores de serviço. E ainda pode melhorar a gestão e garantir a sobrevivência do negócio. “É isso que pretendo mostrar na palestra. Como transformar a gestão ambiental em fator competitivo e melhorar a imagem do setor junto ao mercado consumidor e a opinião pública”, revela Shimada.

Quem já ajustou as atividades da fazenda, seguindo as normas de boas práticas agrícolas, garante que o resultado é satisfatório. O produtor, Ademir Rostirolla, conseguiu a certificação “GrunPass Sustainability”, entregue pela TUV Rheinland Brasil, uma empresa especializada em certificação ambiental. Isso significa que sua fazenda, Santa Paulina, localizada em Campos de Júlio-MT, está enquadrada nas normas da cadeia produtiva para a cultura da soja.

“Todos ganham. É um investimento que traz vantagens a curto e longo prazo. Isso é muito importante para alcançarmos eficiência em todos os setores da fazenda. Queremos produzir, respeitando o meio ambiente e o ser humano”, diz Rostirolla.

TecnoCampo 2007 – A Fundação MT abre seu calendário de atividades com o evento focado no produtor rural e na tecnologia agrícola: o TecnoCampo 2007, que tem como tema “Novas oportunidades & Novos Negócios”. Todas as regiões produtoras de Mato Grosso se transformarão durante dois dias no palco de difusão tecnológica.

O evento é dividido em células. A de Convivência é um espaço para troca de experiência entre os envolvidos na cadeia produtiva. Nesta Célula acontecerão palestras sobre as Tendências globais para soja; Organismos geneticamente modificados; Sistema de produção e debates sobre mercado, transgênicos e integração lavoura-pecuária.

Na Célula Estudo de Casos ocorrerão palestras técnicas sobre cultivares transgênicas, doenças da soja, tecnologia de aplicação, perspectivas da soja para Mato Grosso, pragas e nematóides, nutrição e adubação e certificação e gestão socioambiental.

A Célula de Cultivares é composta pela dinâmica de campo com as principais cultivares transgênicas de soja da Fundação MT. Neste espaço, os participantes poderão saber sobre os lançamentos para a próxima safra. As cultivares de algodão da Fundação MT também fazem parte desta célula.

As novidades em maquinário agrícola serão apresentadas na Célula de Máquinas. Neste espaço, os fabricantes estarão à disposição dos participantes para tirar dúvidas. O espaço em que será possível ver os produtos em ação é na Célula de Agroquímicos, que permitirá aos participantes comprovarem sua eficiência.

Inscrição – A inscrição do TecnoCampo pode ser feita no local do evento e gratuitamente. Uma empresa terceirizada servirá almoço por conta do participante. Mais informações no www.fundacaomt.com.br/tecnocampo





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/246682/visualizar/