Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 15 de Janeiro de 2007 às 16:03

    Imprimir


Através de uma pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum e faculdade Uninova, foi possível identificar os cinco principais produtos hortifrutigranjeiros, em volume de comercialização, tanto no que diz respeito à quantidade como a valores. São eles: melancia, batata inglesa, tomate, laranja e cebola. Juntos eles somam 56.500kg/mês e representam cerca de R$128.200,00 entre todos os hortifrutigranjeiros que são comercializados.

Desses produtos, apenas a melancia cultivada em Nova Mutum chega ao mercado local, mas isso não ocorre de forma constante, tanto que em determinadas épocas do ano a fruta tem como origem os estados de São Paulo, Goiás e Paraná. A produção local de melancia geralmente é vendida diretamente ao consumidor. É do Sudeste que vem ainda o tomate e a laranja, e do Sul a cebola e a batata inglesa.

A conseqüência disso, de acordo com o secretário de Agricultura, Francisco Moraes Filho, está justamente na qualidade e no preço dos produtos que chegam à Nova Mutum. “Em razão desse transporte, existe uma diferença visível entre os produtos que são comercializados aqui e do que é vendido na região sudeste, apesar de a origem ser a mesma”, disse, através da assessoria.

Um dos questionamentos feitos aos supermercadistas durante a pesquisa foi justamente se existia interesse em adquirir produtos cultivados no município. A resposta foi unânime, todos disseram que sim, pois isso significaria produtos com uma qualidade melhor. Entretanto, o empecilho colocado pelos mesmos foi justamente a escala de fornecimento. Os supermercadistas precisam ter produtos à disposição o ano todo e em quantidade para atender a demanda, fato este que ainda hoje não acontece.





Fonte: Clube do Fazendeiro

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/248366/visualizar/