Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 23 de Março de 2013 às 07:34
Por: LORENA BRUSCHI

    Imprimir


Os cargos de chefia do Departamento Estadual de Transito (Detran) são alvo de denúncia por parte do Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran), que protocolou, na Secretaria de Administração do Estado, um pedido de redução de 56 cargos políticos da autarquia. 

Segundo levantamento feito pela presidente do Sinetran, Veneranda Acosta, são 191 cargos de chefia e coordenadoria por indicação política em todo o Estado, e é na capital que se encontra a maioria deles. “Pedimos que desta quantidade exorbitante de cargos, que hoje serve de cabide de emprego, 56 sejam extintos”, afirmou a dirigente sindical. 

Entre as solicitações, há o pedido também de que metade desses cargos seja transformada em “função de confiança”, ou seja, que haja progressão de carreira dos servidores concursados que atuam hoje no Detran. Segundo a presidente, isso gera economia ao Estado e continuidade das ações. 

“Se um servidor efetivo ocupa uma coordenação ou direção, o valor pago a ele representa metade do que é pago a um indicado”, conta Veneranda. Segundo o levantamento, a extinção desses 56 cargos vai gerar uma economia anual de mais de R$ 2,2 milhões para o órgão de trânsito, que deve ser aplicado em contratações de interpretes de libras, engenheiro mecânico, arquiteto, dentre outros profissionais necessários. 

Ela aponta ainda que o principal problema da instituição é a falta de um regimento interno. Foram publicadas portarias estabelecendo prazos para a conclusão do regimento, que não foram cumpridos. A presidente ressalta que por três vezes foi paga consultoria para a elaboração do documento, e até hoje não há o regimento. 

“Eles não concluem o regimento porque, a partir daí, serão identificados inúmeros cargos desnecessários, com a mesma função, que não poderiam existir”, denuncia. Veneranda conta ainda que desde que entrou no primeiro concurso público o trabalho dos servidores é prejudicado pela falta de normatização. 

A Secretaria de Administração do Estado (SAD) informou que uma equipe técnica avaliará a procedência do pedido do Sindetran, ainda sem prazo para responder a solicitação. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/24858/visualizar/