Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 08 de Janeiro de 2007 às 20:25

    Imprimir


O presidente George W. Bush falou hoje sobre "um compromisso com a democracia" com o presidente da Nicarágua, Enrique Bolaños, que deixará o cargo na quarta-feira, e com o seu substituto, o presidente eleito Daniel Ortega. "O presidente lhe expressou seu firme compromisso com o bem-estar do povo nicaragüense e nosso contínuo interesse em uma relação com a Nicarágua", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe.

O porta-voz afirmou que Bush expressou a Bolaños seu agradecimento "pelos serviços a seu país, seu compromisso com a democracia e a amizade para com os Estados Unidos". Na conversa com o sandinista Ortega, Bush aproveitou a ocasião para "felicitar a ele e ao povo nicaragüense por seu compromisso com a democracia".

De acordo com Johndroe, Bush lembrou Ortega das "áreas de cooperação" no tratado de livre comércio com a América Central e a República Dominicana (CAFTA-RD). "O presidente também notou que a reconciliação, a unidade, a democracia e a criação de empregos - a agenda de Daniel Ortega na campanha eleitoral - são áreas de possível cooperação", afirmou.

CAFTA

Bolaños foi um veemente defensor do CAFTA, que foi aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos em 2005, mas também visitou Washington várias vezes para falar sobre os obstáculos que Ortega estaria impondo no Congresso nicaragüense contra o tratado. Durante a campanha eleitoral, o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutiérrez, foi um dos críticos mais severos do retorno de Ortega ao poder. Em outubro passado, Gutiérrez chegou a dizer que temia que com Ortega as "forças antidemocráticas" retornariam à Nicarágua.

Entretanto, depois da vitória do sandinista, Gutiérrez mudou a retórica e disse que os Estados Unidos estavam dispostos a trabalhar com o novo presidente para o fortalecimento do livre comércio e da prosperidade nicaragüense.

Ortega foi um aberto opositor dos Estados Unidos enquanto era presidente da Nicarágua na década de 80. Eram tempos de guerra fria e Washington apoiou os chamados Contras para combater Ortega em uma operação que quase custou a presidência de Ronald Reagan com o escândalo do Irã-Contras.





Fonte: AE/AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/249834/visualizar/