Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 06 de Janeiro de 2007 às 11:03

    Imprimir


Segundo um estudo solicitado pelo Ministério do Meio Ambiente, a Mata Atlântica tem 27,1% de remanescentes florestais. O número ainda é visto com cautela e, segundo os próprios autores da pesquisa, precisa ser validado. Até então, o valor mais conhecido sobre o que sobrou do bioma era 6,98%, apresentado pela ONG paulista SOS Mata Atlântica.

Segundo um dos autores do trabalho, o geógrafo Raúl Vicens, da Universidade Federal Fluminense (UFF), a diferença pode estar na base de dados utilizada nas duas pesquisas. "Nós usamos o Mapa dos Biomas Brasileiros de 2004, enquanto a SOS utiliza o Mapa de Vegetação do IBGE, elaborado em 1993", disse ele ao jornal Folha de S.Paulo.

Outra diferença entre os dois estudos é que florestas secundárias em estado avançado de regeneração entraram no cálculo, o que não ocorre nas análises da SOS. A diretora de gestão do conhecimento da SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota,, destacou também que há diferença de escalas entre os mapas utilizados nos dois estudos.

"Não podemos falar que a mata atlântica cresceu. Mas é provável que a taxa de desmatamento tenha caído e, em algumas áreas, a regeneração pode ter ocupado mais espaço nos últimos anos", explicou Vicens à Folha.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/250248/visualizar/