Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Janeiro de 2007 às 13:47

    Imprimir


O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, visita na manhã desta sexta-feira (05.01) o comando geral da Polícia Militar e, na parte da tarde, está prevista uma visita a sede da Perícia Oficial e Identificação Técnica.

O calendário de visitas definido pelo secretário tem como principal objetivo conhecer as unidades da Sejusp. “Neste momento minha intenção é ouvir os funcionários da Secretaria”.

Carlos Brito voltou a afirmar que as mudanças que tiverem que ser feitas nos cargos do segundo escalão serão definidas nas conversas que vêm mantendo com o governador Blairo Maggi desde o início da semana.

“Como estou assumindo a Secretaria após uma reeleição existe um processo em andamento, mas minha administração seguirá o rumo das políticas públicas já definidas pelo governador, que priorizam o atendimento com qualidade aos anseios da população”. Para isso, o secretário quer desenvolver um trabalho conjunto com as secretarias e órgãos do Estado e investir na aproximação cada vez maior com a sociedade.

COMPLEXO POMERI – As visitas tiveram início na quarta-feira (03.01), após a solenidade de assinatura dos decretos que introduzem alterações no regulamento do ICMS sobre o consumo de energia elétrica para os setores industrial e comercial. Logo após um almoço com o governador Blairo Maggi, o secretario foi ao Complexo Pomeri ver as obras da nova unidade do Centro Sócio Educativo.

Localizado no bairro Planalto, em Cuiabá, as novas instalações estão praticamente concluídas com a construção de três novos módulos que irão abrigar as unidades de Internação Provisória, Internação (dentro dos muros da unidade), e Internação para os adolescentes com possibilidade de sair, ou seja, aqueles que estão cumprindo medidas sócio-educativas mas encontram-se em preparação efetiva para o retorno à sociedade.

As obras bancadas em 100% com recursos do Estado totalizam um investimento de R$ 3,9 milhões (obras físicas) mais R$ 122 mil na aquisição de móveis e equipamentos. “Além de representarem uma mudança nas condições de vida dos adolescentes em conflito com a lei, as obras fazem parte do compromisso assumido pelo Governo, que propõe direito à dignidade dos adolescentes, independente dos crimes que tenham cometidos”, explicou o superintendente do Sistema Sócio Educativo, Carlos Caetano.

Durante a visita, Carlos Caetano lembrou os resultados que já podem se sentidos a partir dessas mudanças. “Desde julho de 2005 quando foi registrada a última rebelião na unidade, não tivemos mais problemas. Além disso, reincidência que em 2005 era de 25,4% caiu para 14,8% em dezembro de 2006, resultado de um trabalho feito dentro do Complexo Pomeri, disponibilizando cursos de capacitação e qualificação para todos os servidores da unidade, a participação das famílias no processo de ressocialização, além do bom trânsito junto aos órgãos dos poderes Judiciário, Executivo, a comunidade e a imprensa”.

Os bons índices são resultado também do processo de descentralização com a implementação do Programa de Atendimento em Meio Aberto junto com os municípios. Hoje nove municípios – Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Juína, Alta Floresta, Campo Novo, Cáceres, Tangará da Serra e Sinop - já estão integrados nesse processo. “O que vem ajudando a reduzir o número de internações em Cuiabá”, explicou Caetano.

Bombeiros - No comando do Corpo de Bombeiros, o secretário participou de uma reunião de trabalho com comandante geral do CBM/MT, coronel BM Sérgio Roberto Delamônica Corrêa e oficiais.

Ao comandante e oficiais, Carlos Brito disse que “está aberto ao diálogo e às sugestões. Irei trabalhar, junto ao governador do Estado, para contemplar o Corpo de Bombeiros com soluções e alternativas que venham resultar em benefícios para a população”.

Na parte da tarde o secretário visitou a sede da Polícia Judiciária Civil. Além de conhecer as instalações, manteve reunião com o diretor geral, Romel Luiz dos Santos, e diretores de departamentos da instituição. Na reunião ouviu um relato sobre os avançados alcançados pela PJC nos últimos quatro anos, e as prioridades para a instituição.

Uma das ações destacadas pelo diretor da PJC foi a implantação dos Centros Integrado de Segurança e Cidadania (CISCS). Em Cuiabá são três: Norte, Oeste e Sul, um em Várzea Grande (pronto para ser inaugurado). No interior do Estado já estão implantados e em funcionamento os CISCs de Rondonópolis, Pontes e Lacerda e Alto Taquari e com obras físicas já concluídas em Cáceres. Em todas as visitas o secretário falou sobre o seu papel frente a Sejusp que é o de implementar e articular as políticas de Segurança Pública.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/250438/visualizar/