Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 05 de Janeiro de 2007 às 08:11

    Imprimir


Além de destruir a camada de ozônio, o herbicida brometo de metila, cujo uso foi proibido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), representa risco à saúde dos trabalhadores rurais por ser cancerígeno.

O produto é usado para esterilizar a terra em plantações de flores, morango e cebola, por exemplo. Era aplicado também na cultura do tabaco, mas esta finalidade foi eliminada em janeiro de 2006.

Como alternativa ao herbicida, o Ministério do Meio Ambiente e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começam a distribuir para cooperativas de plantadores de flores, a partir do final de janeiro, um aquecedor para a terra à base de energia solar que mata as bactérias prejudiciais.

A eliminação do uso do herbicida conclui um processo que começou em janeiro de 2005, com a proibição de sua importação. Foi definida no Protocolo de Montreal, com o apoio do Brasil. O protocolo define que o uso e produção em todo o mundo serão proibidos a partir de 2015. O Brasil, portanto, se antecipou.

Em 2006 várias reportagens nacionais mostraram a ameaça dos agrotóxicos no Brasil, inclusive na região de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/250531/visualizar/