Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 05 de Janeiro de 2007 às 02:20

    Imprimir


Cientistas da China e dos Estados Unidos isolaram um protótipo de variedade do vírus H5N1 da gripe aviária que poderia ser utilizado para desenvolver uma vacina para os seres humanos, informa hoje o jornal "South China Morning Post".

Keiji Fukuda, coordenador do programa mundial de gripe da Organização Mundial da Saúde (OMS), informou na quinta-feira em Genebra que este é o primeiro vírus chinês identificado como uma cepa com potencial para desenvolver uma vacina humana.

A China e vários outros países já apresentaram cepas potenciais à Organização Mundial da Saúde, segundo o coordenador.

A informação da cepa chinesa será compartilhada com outros membros da OMS, caso seja necessário, para desenvolver uma vacina humana.

Segundo Fukuda, esta não é a primeira vez que a China colabora com a OMS para desenvolver variantes para vacinas.

Entre 2003 e 2006 China informou sobre o contágio de 21 pessoas com o vírus, com 14 mortes.

Cientistas do mundo todo procuram traçar as mudanças nos vírus H5N1, disse Fukuda. Por isso é "essencial continuar desenvolvendo novas variantes de vacinas para acompanhar as mudanças dos vírus", explicou o coordenador.

Nesta quinta-feira, Hong Kong confirmou que uma ave tinha dado positivo num teste de vírus H5. Outras cinco aves, também achadas mortas na ex-colônia britânica, estão sendo submetidas a novos testes, 10 meses depois do último caso de gripe aviária registrado na cidade.

A OMS teme que uma variação no vírus, que permita o seu contágio entre humanos, cause uma epidemia de dimensões mundiais.

Até agora os casos humanos registrados desde 2003 (com 156 mortes em 10 países) foram por contato direto com aves infectadas.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/250570/visualizar/