Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Março de 2013 às 09:13

    Imprimir


Aconteceu pela segunda vez um parto gemelar no rebanho de vacas leiteiras do Projeto Mais Leite desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seapa) de Tangará da Serra, onde uma vaca leiteira do projeto pariu um casal de bezerros.
 
 
 
De acordo com Rodrigo Marques dos Santos, responsável pelo projeto, no ano de 2011 já havia ocorrido o nascimento de duas bezerras gêmeas. Devido a baixa frequência de partos gemelares em bovinos, este fato é motivo de muita satisfação e alegria para a condução do projeto Mais Leite.
 
 
 
Os animais nascidos são fruto de inseminação artificial, onde foi utilizado sêmen de um touro da raça Girolando. Segundo ainda Rodrigo, a porcentagem de parto gemelar em bovinos é muito variável, porém em condições naturais, estima-se que ocorre em de 3% a 5% dos partos.
 
 
 
Essa condição pode ser provocada por ovulações duplas, dois óvulos são fertilizados, gerando dois bezerros diferentes (do mesmo sexo ou de sexos diferentes), ou então quando um zigoto (oriundo de um único óvulo fertilizado) se divide em dois, gerando fetos idênticos com o mesmo sexo, chamados gêmeos univitelinos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25079/visualizar/