Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 03 de Janeiro de 2007 às 23:28

    Imprimir


O ano de 2006 foi considerado ímpar para a Assembléia Legislativa. Na nova sede, a prestação de serviços foi aprimorada. Para fazer a interação com o cidadão mato-grossense, o Parlamento inaugurou – em março deste ano o – Espaço Cidadania Papa João Paulo II.

Nesse espaço, a população tem à sua disposição serviços de inclusão social. Entre os benefícios prestados à sociedade, estão o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e da Defensoria Pública Estadual. O presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa (PMDB), afirmou que o Parlamento inovou ao abrir as portas para prestações de serviços e não se restringir, apenas, a interesses parlamentares.

“É uma atividade que tem encontrado respaldo junto à sociedade. Desafogou os gabinetes e provou a grande utilidade na prestação de serviços à população, desde o início de sua implantação”, destacou Silval Barbosa.

Segundo o gerente do Espaço Cidadania, Miguel do Carmo Alves, há perspectiva para – em 2007 – a Assembléia fechar parcerias com a Secretaria de Segurança Pública, na confecção de Carteiras de Identidade, e com a Junta de Serviço Militar para os jovens realizarem o alistamento.

Para se ter idéia, o convênio com o TRE já fez mais 1.200 mil atendimentos. De acordo com o atendente Ismael Zerbinato Sobrinho, o DRT já efetuou 130 carteiras especiais. Os convênios com as instituições são de cinco anos.

A maior procura, segundo Ismael Zerbinato, é feita pelos adultos. A carteira solicitada é feita por meio do sistema off-line. O novo modelo dificulta fraudes como, por exemplo, junto à Previdência Social. O prazo de entrega do documento é de sete dias.

“A carteira é completa. Nela, ainda podem ser incluídos os números do Título de Eleitor, de Habilitação, de Registro Geral (identidade) e de CPF. Mato Grosso é piloto no sistema e a Assembléia é a primeira, no Estado, a realizar esse serviço”, observou.

Para o eletricista Justino da Silva Souza Filho, que precisou trocar o título eleitoral em virtude de mudança da zona de votação, o atendimento foi rápido e eficiente. “Há algumas semanas vinha protelando a troca do meu título. Agora está tudo certo. Agora é só escolher os candidatos e votar”, destacou Justino Filho.

O Espaço João Paulo II, de acordo com o primeiro-secretário, deputado José Riva (PP), tem a finalidade de ampliar os serviços prestados à população pela Assembléia Legislativa. “É uma idéia antiga que está dando certa. Aqui, na Casa de leis, os serviços disponíveis são de primeira qualidade. Não podemos parar por aqui. Temos que disponibilizar mais unidades de atendimento ao cidadão como alternativa de facilitar o acesso à cidadania”, afirmou Riva.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/250806/visualizar/