Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 21 de Março de 2013 às 08:28
Por: PRISCILLA VILELA

    Imprimir


Os deputados estaduais estão insatisfeitos com a forma com que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem agido na divulgação dos relatórios de análise das obras da Copa do Mundo de 2014. Na tribuna da Assembleia Legislativa, os parlamentares afirmaram ontem que está havendo sensacionalismo. 

Romoaldo Júnior (PMDB), líder do governo no parlamento estadual, pediu que a instituição concretize o parecer e apenas o divulgue, ao invés de fazer um marketing publicitário para entregar algo “que é de obrigação deles”. Ele reprovou ainda o fato de os conselheiros e auditores anunciarem, por exemplo, na sexta-feira que o parecer será divulgado na segunda-feira, gerando expectativas. 

“Está havendo muito sensacionalismo. Tem que fazer o parecer e divulgar e não fazer esse marketing para entregar algo que é de obrigação deles”, reafirmou. 

O discurso foi endossado pelo deputado estadual Alexandre César (PT), que vaticinou que em nada contribui o comportamento do TCE e declarou ainda que o modo de atuação escolhido ganha muito mais uma conotação política do que fiscalizadora. “Não me parece que isso contribui para alcançar o interesse público cuiabano”, ponderou. 

Na segunda-feira (17), o conselheiro Antônio Joaquim divulgou o relatório em que apontava a avaliação sobre o andamento das obras da Copa em Cuiabá, apontado contínuo atraso nas construções. Apesar da advertência, no entanto, ele foi mais brando ao “puxar a orelha” do governador Silval Barbosa (PMDB) sobre a situação, em comparação com o primeiro anúncio, feito em fevereiro. 

O relatório elaborado pelo TCE mostrou o andamento de 24 obras para a Copa 2014 e detalhou que do total, 21 apresentam atrasos que vão de 30 a 264 dias e dez ainda não foram iniciadas. O resultado foi negado pelo Executivo que lembrou que um saldo é resultado de avaliação financeira e o outro, técnico. 

Na ocasião, o TCE contradisse a Secopa sobre os números divulgados de obras que já estavam sendo realizadas e afirmou que havia irregularidades na contagem de porcentagem de números de evolução. Tentando apaziguar os ânimos após o apontamento, Silval afirmou que respeitava o trabalho do órgão, mas que ambos tinham feito uma interpretação diferente dos números avaliados. 

Na terça-feira (18) uma comissão de deputados estaduais vistoriou algumas das mais importantes obras e avaliou que não haverá grandes problemas na Copa.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25087/visualizar/