Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 28 de Dezembro de 2006 às 15:57

    Imprimir


A atividade do vírus da febre aftosa em Mato Grosso do Sul está descartada, segundo avaliação do diretor-presidente do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul), João Cavalléro, também titular da Secretaria da Produção e do Turismo. A afirmação, divulgada pela assessoria de imprensa da agência, considera os trabalhos que integraram o inquérito soro-epidemiológico, aplicado em 484 propriedades de 69 municípios do Estado no mês de outubro.

O trabalho envolveu a coleta de amostras de 11,5 mil animais. O material foi encaminhado para análise laboratorial. Por meio da assessoria de imprensa, Cavalléro afirmou que a sorologia deve ser feita anualmente por medidas de prevenção. Ele considerou que os resultados obtidos foram considerados positivos porque 0,2% das amostras apresentaram resultado reagente. O índice encontrado é baixo e compatível com resquícios de vacinação.

Ainda segundo Cavalléro, considerando o número de amostras reagentes, ainda foi aplicada da prova de pesquisa de vírus em líquido esofágico-faringeo, conhecida como Probang, que teve todos os resultados negativos.

O diretor atribui o resultado ao trabalho de educação sanitária e vigilância epidemiológica aplicado para combater a doença no Estado.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/251775/visualizar/