Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 28 de Dezembro de 2006 às 14:59

    Imprimir


Um estudo do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) indica que a temperatura média da Amazônia poderá estar 8ºC acima da atual daqui a 100 anos. E o volume de chuva será 20% menor.

"O Brasil é um país vulnerável às mudanças climáticas e algo tem de ser feito para se evitar catástrofes futuras", disse o meteorologista José Antonio Marengo, líder da pesquisa, ao jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo ele, essa é uma projeção pessimista, se o protocolo de Kyoto não for respeitado e o desmatamento desenfreado da Amazônia continuar. "Se isso acontecer, a Amazônia deixará de ser floresta passando a ser cerrado", disse.

A projeção também alerta que, no Sudeste, em 2.100, pode haver redução na umidade do ar, além chover 10% menos. Ele diz que as temperaturas subiriram entre 3ºC e 5ºC na Região. Entre as medidas que devem ser adotadas, Marengo cita a redução da poluição proveniente de veículos e a redução nos desmatamentos e queimadas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/251796/visualizar/