Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Dezembro de 2006 às 12:55

    Imprimir


Teatro lotado, olhares atentos e curiosos e apresentações artísticas para todos os gostos. A cena se repetiu durante os quatro dias de espetáculos que finalizaram a primeira edição do projeto pedagógico “Arte e Cidadania” idealizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (SMEC/VG). Estaria tudo normal não fossem os artistas - e público - estudantes de 20 escolas municipais. A oportunidade de protagonizar uma apresentação ou o simples fato de estar em uma confortável poltrona apreciando os colegas em cena foi motivo de alegria e de afirmação da auto-estima, da cidadania. Afinal, se para muitas dessas crianças o direito de serem crianças já é negado, quem dirá o direito de reproduzirem em suas flautas a 9ª sinfonia de Beethoven ou, em pequenas telas, retratarem o Abaporu de Tarsila do Amaral.

Desde o mês de março, 1,6 mil alunos do Ensino Fundamental puderam escolher, gratuitamente, uma ou mais atividades artísticas para desenvolverem em seus ambientes escolares. Mais que possibilitar o aprendizado das técnicas do teatro, dança, música e artes visuais, o “Arte e Cidadania” transformou os desejos dessas crianças e jovens em realidade.

Com o “Arte e Cidadania” os estudantes passaram a conhecer a história da arte e seus grandes nomes. Além disso, passeios a Centros Culturais aguçaram a desejo de aprender e saber mais sobre o assunto. Muitos descobriram que a música não se limita aos ritmos constantemente executados na grande mídia, e que a dança clássica é tão atrativa quanto o swing do axé ou do lambadão.

Para o próximo ano, segundo o secretário da SMEC/VG, Elismar Bezerra, o projeto pedagógico “Arte e Cidadania” continua. A expectativa é que mais alunos da Rede Pública Municipal tenham acesso a essa alfabetização em artes e que esta seja responsável por transformações sociais nas vidas desses pequenos várzea-grandenses.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/252068/visualizar/