Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 20 de Março de 2013 às 02:12
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Em um tour realizado ontem pela manhã em seis obras previstas para o Mundial de Futebol de 2014, o secretário extraordinário para Copa (Secopa), Maurício Guimarães, afirmou que 90% dos trabalhos serão concluídos até o fim deste ano. O restante (10%) ficará para 2014, como previsto no cronograma. A visita foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, e deputados membros da Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento da Copa do Pantanal. 

Após pouco mais de um minuto em cada local percorrido, Riva disse que a decisão em visitar os canteiros de obras foi tomada por conta da grandeza do evento e das especulações em relação ao andamento ou cronograma dos trabalhos. "Mato Grosso é o Estado que mais tem obras para a Copa. Não é fácil trabalhar neste período (chuva) e a gente vê que tudo deverá ficar pronto embora há muita gente que torça contra", disse. "O VLT (Veículo Leve sobre Trilho) não é para a Copa, a gente quer que fique pronto e acreditamos que ficará, mas o VLT é para Cuiabá", acrescentou. 

Os locais visitados foram a ponte e prolongamento da rua Eucaliptos, que irá ligar a Fernando Correa da Costa com a Rodovia Archimedes Pereira Lima (Moinho), complexo viário do Tijucal, viaduto da UFMT, trincheira Jurumirim/Trabalhadores, viaduto do Despraiado e a Arena Pantanal. 

Menos diplomático, o presidente da Comissão, deputado Hermínio J. Barreto (PR), admitiu a necessidade de acelerar as obras. "É preciso retomar os trabalhos das três trincheiras paradas e, após o término das chuvas, focar em algumas obras para que em março ou abril (de 2014) estejam prontas", frisou. 

Mauricio Guimarães por sua vez negou que o órgão estadual enfrenta dificuldades em relação às desapropriações ou reintegração de posse dos imóveis que estão sendo ou serão afetados com as obras. "Não tem pendência nenhuma", afirmou. No geral, 264 imóveis foram desapropriados ou sofreram processo de reintegração num montante de 19 milhões já pagos até o momento. 

Atualmente, a Diefra/Cappe realiza os laudos ao longo dos corredores por onde vai passar o VLT. Apenas neste caso, estão previstas 300 desapropriações ou reintegração, sendo boa parte (41) na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). O valor reservado para o pagamento é da ordem de R$ 60 milhões. 

Além de garantir a retomada dos trabalhos, dentro de 10 a 15 dias, de construção das trincheiras do Santa Rosa, Verdão e Mário Andreazza, que estão paralisadas desde a saída da Ster Engenharia, Guimarães afirmou que não há engano no percentual de execução das obras da Arena Pantanal. Anteontem, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou relatório mostrando o cumprimento de 47,07% da Arena, ao contrário dos 62%, divulgados pela Secopa em seu sítio. "As duas avaliações estão corretas. A auditoria do TCE é quanto à execução financeira e a nossa é quanto à parte física", disse. 

O relatório elaborado TCE mostrou o andamento de 24 obras para a Copa 2014. Do total, 21 apresentam atrasos que vão de 30 a 264 dias e, do total, dez ainda não foram iniciadas. 




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25224/visualizar/