Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 24 de Dezembro de 2006 às 13:41

    Imprimir


Arquivos inéditos do Centro de Informações do Exército (CIE), produzidos em 1975, acusam o PCB (Partido Comunista Brasileiro) de tentar difamar o trabalho do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura acusado de torturar presos políticos. Segundo informações do jornal Estado de S. Paulo, os documentos mostram a irritação dos militares por uma campanha "padronizada e orientada pelo PCB, com a finalidade de atingir os principais órgãos de combate à subversão" e destruir a "imagem positiva" dos agentes do DOI-Codi.

Os papéis, que estão guardados no Arquivo Nacional, em Brasília, sob o registro ACE 82027/75, citam ainda "o heroísmo, a abnegação e desprendimento na dedicação ao serviço de nossa pátria, o sacrifício da própria vida, todos esses aspectos do punhado de abnegados defensores do País que compuseram e compõem esses órgãos são transformados para considerá-los como 'indivíduos bêbados, que não respeitam ninguém, desumanos, algozes, torturadores, sádicos, que ameaçam os familiares indefesos, inclusive filhos menores'".

Segundo os documentos, o PCB, juntamente com o MCI (Movimento Comunista Internacional), trabalhava de forma organizada para espalhar informações contra a ditadura através de uma "guerra psicológica". Entre as principais bandeiras utilizadas pelos "subversivos" era a anistia geral, revogação do AI-5, restauração do estado de direito, garantia aos direitos da pessoa humana, extinção da censura e solidariedade aos presos políticos.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/252333/visualizar/