Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 23 de Dezembro de 2006 às 16:06

    Imprimir


O encontro com catadores de material reciclável é concretização de um compromisso feito em dezembro de 2003, destacou hoje (23) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao participar da inauguração do Núcleo de Produção dos Catadores Organizados em Cooperativas.

Lula havia prometido realizar sempre um encontro com catadores e população de rua e disse estar tão feliz quanto no primeiro, no Palácio do Planalto, quando eles levaram "uma energia de cidadania ao lugar".

O espaço inaugurado hoje será usado por cooperativas de 12 municípios do estado de São Paulo para o processamento de material reciclável e para a comercialização do produto diretamente às indústrias.

Durante a solenidade, o presidente assinou Medida Provisória que regulamenta a cessão fundiária de imóveis da União para fins sociais. Ele destacou que não há necessidade de a União ser proprietária de tantos inoveis como hoje. "Tenho plena consciência de que o fato de vocês estarem na rua é menos culpa de vocês e muito mais culpa da sociedade, que não os vê na rua catando papel, que não os vê deitados na rua. Essa sociedade tem culpa de vocês estarem na rua", afirmou.

Lula também disse aos catadores que não irá mais usar o termo governar, por ser muito "pomposo". E substituirá por cuidar: "Eu preciso cuidar do Brasil e do povo brasileiro. Fui eleito para fazer melhor do que no primeiro mandato. Fui eleito para cuidar de todos, mas preferencialmente para cuidar dos mais necessitados. E vamos fazer isso".

Os catadores entregaram ao presidente um documento com propostas para melhorar a situação deles e outro com denúncias de violência por parte de policiais militares e de guardas municipais da cidade de São Paulo.

Lula também recebeu uma imagem de São Francisco de Assis, presente que o deixou emocionado, e ao final da solenidade, uma dupla sertaneja cantou em homenagem à primeira-dama Marisa Letícia.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/252415/visualizar/