Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 21 de Dezembro de 2006 às 21:41

    Imprimir


A estação do verão inicia hoje em Mato Grosso a partir das 20h22 da noite. A estação marca o período de chuvas no Estado e promete ser bastante quente. Caracterizada,basicamente, por dias mais longos que as noites, a estação de verão leva à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade.

Em entrevista ao RMT Online, o técnico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Luís Carlos, explica que os maiores totais acumulados de chuva concentram-se principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e extremo sul do Amazonas com valores médios. Segundo o técnico, a previsão para a estação que também engloba os meses de janeiro, fevereiro e março, terá uma variação entre 500 milímetros(mm) e 900mm, com média de 200mm ao mês.

"As chuvas podem estar associadas à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cuja principal característica é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em enchentes e deslizamentos de terra", disse.

Por conta do calor, os especialistas acreditam que haverá uma maior incidência de chuvas com temporais, principalmente em grandes cidades do Sudeste e do Centro-Oeste. De acordo com o técnico do Inpe, Luís Carlos, a menor incidência ocorrerá no Mato Grosso do Sul, entre 400 mm e 600 mm, enquanto que, os maiores valores, superiores a 600 mm, ocorrem nos setores centro e norte do Mato Grosso e Goiás. A climatologia de temperatura mostra valores extremos entre 20ºC, a mínima, e 30ºC, a máxima.

Os meteorologistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgaram na última terça-feira (19) que este verão, será mais quente do que o dos últimos anos, com temperaturas de um a dois graus acima da média histórica. Devido ao calor, os especialistas acreditam que haverá uma maior incidência de chuvas.

A reportagem do RMT Online também ouviu o Distrito de Meteorologia de Mato Grosso (INMET) para aprofundar um pouco mais as informações sobre o assunto. O INMET divulgou informações mais detalhadas sobre a capital de Mato Grosso. No verão 2005/2006 (dezembro do ano passado, janeiro e fevereiro de 2006 - trimestre), choveu 455mm em Cuiabá. A previsão do INMET para este verão é de até 700mm.

Já o INPE estima até 900mm para algumas regiões. Mesmo com as diferenças na previsão de cada instituto, se observa uma tendência de aumento na quantidade de chuvas neste verão.

De acordo com o INMET, em dezembro de 2005 choveu 104mm em Cuiabá. Só nos primeiros 20 dias de dezembro, choveu 153mm em Cuiabá. A média dos últimos 30 anos é de 193mm. A temperatura também deve subir até 2ºC neste verão. Cuiabá já teve picos de até 40ºC. Os termômetros devem medir temperaturas mais altas este ano na capital.

No dia 27 de janeiro, do ano de 1974, a baixada cuiabana sofreu a maior enchente da história. Durante uma chuva de 24 horas, a incidência chegou á 124 (mm), provocando grandes estragos.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/252794/visualizar/