Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Terça - 19 de Março de 2013 às 11:39
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


Ao falar comentar sobre o relatório publicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na manhã desta segunda-feira, informando que das 24 obras do Mundial 2014, 21 estão atrasadas, o secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães reconheceu atrasos. “Existem atrasos pontuais nas obras da trincheira Jurumirim, Complexo Viário do Tijucal, Santa Rosa, Verdão e Mário Andreazza”, disse Guimarães, afirmando que várias intervenções foram comprometidas por causa das chuvas que caíram nos últimos meses. “Porém, esses atrasos não comprometem o cronograma final. Estas obras serão inauguradas até dezembro deste ano”, complementou.

O secretário da Secopa informou que a trincheira Mário Andreazza está com suas obras 70% concluídas. “De fato, essa trincheira já deveria ter sido entregue”, acrescentou Guimarães, lamentando o fato de a construtora Ster Engenharia, responsável pela execução da obra ter sido afastada por não cumprir os prazos. 

Sobre a empresa que substituirá a Ster, Maurício Guimarães ressaltou que o Governo tem três opções: contratação da segunda colocada no processo licitatório, contratação em regime de urgência ou ainda a realização de uma nova licitação. “Neste momento, estamos concentrados em realizar o distrato com a Ster Engenharia. Depois, nos próximos dias, vamos fazer a contratação de uma nova empreiteira”, afirmou Guimarães, observando que “o Governo não vai gastar nenhum centavo a mais com esse processo. Por isso, estamos fazendo a medição rigorosa dos trabalhos executados pela Ster, no sentido de evitar duplicação de serviços ou de pagar a mais. Então, a empresa que for contratada para executar o restante do serviço terá que pactuar essa complementação, sem majoração nos valores”. O secretário garante que o Governo fará a opção dentro das condições jurídicas legais.

“Existem obras fundamentais que, se não estiverem prontas, não vai haver o evento”, afirma o secretário, se referindo às cinco obras da Matriz de Responsabilidade: Arena Pantanal, ampliação do aeroporto Marechal Rondon, fan fest e dois centros oficiais de treinamento. “A sociedade, de uma forma geral está angustiada e só vê as obras que estão aparecendo, como os viadutos. As trincheiras, que são por baixo não são vistas”, explica.

O secretário confirmou que o Centro Oficial de Treinamento do CPA não vai mais ser construído pela Secopa. "Esta não é uma obra da matriz de responsabilidade. Assim, decidimos que não vamos executar essa obra. A prioridade são dois COTs que são o da Barra do Pari, em Várzea Grande e o da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)”, afirma Maurício Guimarães, informando que as obras no Pari estão na fase de fundação. Já o centro de treinamento da UFMT está na fase de topografia e formação de canteiro, segundo o secretário. “Estes dois COT’s serão entregues ainda este ano”, assegurou Guimarães.
Arena Pantanal – O secretário Maurício Guimarães concordou que a empresa Mendes Júnior, que toca as obras do novo estádio terá que acelerar o ritmo e terá que contratar novos operários. Hoje são 850 atuando no canteiro da Arena Pantanal. “Esse número deve chegar a 1.300 até maio. Então acredito que não haverá nenhum problema para a conclusão da obra até outubro deste ano, conforme o cronograma estabelecido”, enfatizou. “Quero tranqüilizar a sociedade de que em junho de 2014, todas as obras , incluindo o VLT, estarão prontas”.

Sobre o Fifa Fan Fest, Maurício Guimarães ressaltou que não há motivos para preocupação. “Só após a Expoagro, vamos mexer com isso”, disse ele, informando que o fan fest não demanda obras. “Vamos ajeitar a área com asfalto e grama. Para isso, não são necessários mais do que 90 dias”, disse. O secretário afirma que já estão definidos 14 shows nacionais para o fan fest cuiabano, durante os jogos do Mundial. O local é a arena da Expoagro.

Guimarães acrescentou que a Secopa também se prepara para o bloqueio parcial da Prainha, a partir do dia 1º de abril. Segundo ele, as desapropriações, a um custo de R$ 29 milhões, já estão encaminhadas. “Não há nenhum problema jurídico. A Secopa já providenciou o pagamento fazendo depósito em juízo. Essas obras trarão um certo impacto, mas a avenida não será fechada. Há uma orientação de que os trabalhos ocorram principalmente no período noturno para não afetar o trânsito”, complementou. Guimarães ainda pediu mais positivismo com relação à questão, frisando que “os atrasos existem, mas não vão comprometer o evento”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25287/visualizar/