Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 20 de Dezembro de 2006 às 07:05

    Imprimir


Ferramentas de pedra encontradas no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, Piauí, indicam que humanos habitavam o local há, pelo menos, 58 mil anos. A descoberta foi feita pela arqueóloga Niède Guidon e recua a ocupação da América em 30 milênios.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a pesquisadora foi ridicularizada por colegas ao propor uma idade tão antiga para os instrumentos. No entanto, análises feitas nos artefatos confirmaram a teoria de Niède. As ferramentas foram encontradas em 1978, quando se acreditava que a presença humana tinha, no máximo, 15 mil anos no continente.

Naquela época, a arqueologia era dominada pelo paradigma de "Clovis First", segundo o qual afirmava que os ancenstrais dos índios chegeram recentemente à América por uma ponte terrestre entre a Sibéria e o Alasca. O "Clovis First" foi derrubado anos mais tarde, mas a tese de Niède continuam sendo recusada.

Os pesquisadores discutem agora como os homens chegaram aqui. Niéde não reconhece como uma certeza a chegada do homens às Américas pelo estreito de Bering no Alasca. "Na realidade o caminho por Bering e pelas Ilhas Aleutas é muito mais longo e difícil do que vir pela África mais diretamente", disse à Folha.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/253259/visualizar/