Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 18 de Dezembro de 2006 às 08:19

    Imprimir


O Centro Integrado de Defesa Área e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 2) de Curitiba, no Paraná, sofreu uma queda de energia elétrica por volta das 12h no dia 11 de dezembro e, segundo informações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), a interrupção de energia foi programada. Naquele dia, durante uma hora, o tráfego aéreo operou via freqüência de rádio, sem radar, ainda segundo a Aeronáutica.

A versão de queda de energia programada, no entanto, foi desmentida por um documento de ocorrência a que teve acesso o jornal Folha de S.Paulo. Segundo a ficha do dia 11 de dezembro, a energia caiu de forma imprevista e o no-break não funcionou. Os consoles (telas de radar nos postos dos controladores) e computadores apagaram.

Foi então acionado um plano de emegência. Ténicos foram chamados para tentar resolver o problema. Durante meia hora todos os vôos foram impedidos de decolar dos aeroportos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo e os pilotos foram orientados a não entrar no espaço aéreo coberto pelo Cindacta de Curitiba.

Segundo o jornal, a Assessoria de Imprensa da Aeronáutica foi contatada no sábado e no domingo (17) para comentar a versão sobre a pane divulgada no documento, mas não deu resposta.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/253726/visualizar/