Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Março de 2013 às 12:25
Por: Nelson Alves

    Imprimir


Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o departamento de Meio Ambiente de Nova Olímpia juntamente com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, escolas do município e parceiros realizam o 11º Manifesto das Águas no próximo dia 22.

 
 
Neste ano, o evento entra em sua 11ª edição e ao contrário dos  anos anteriores que havia uma passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade, sempre no período matutino, a programação ocorrerá em sua totalidade no Centro de Eventos do município, a partir das 18h00, adentrando a noite, quando escolas e grupos farão apresentações alusivas à data.

 
 
O organizador do evento, Valdeci ‘Braddock’ dos Anjos Gonçalves que é responsável pelo departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil e presidente da ONG Esquadrão de Proteção à Natureza, informou que a mudança de horário e local foi sugerida e acatada na reunião preparatória do Manifesto que envolveu o secretário de Educação, Marcos Antonio (Marquinho), equipe pedagógica da Educação, diretores das escolas parceiras e professores. “Fazer algo diferente, com mais atrações foi uma das motivações. Outra, é em razão do calor nesta época do ano. Começando no início da noite, as crianças não sofrerão com o forte calor e também, teremos maior participação dos pais e da comunidade”, explica Braddock.

 
 
Segundo ele, haverá fala das autoridades do município e de pessoas ligadas ao Meio Ambiente, apresentações dos alunos e professores da Creche Municipal ‘Aparecida Portilho Bento de Azevedo’, Centro de Educação Infantil ‘Euzébio Justino de Camargo’, Escola Especial ‘Dante de Oliveira’, Escolas Municipais ‘Deputado Renê Barbour’, Cida Mozar, 13 de Maio, ‘Sagrado Coração de Jesus’, Escolas Estaduais ‘João Monteiro Sobrinho’, ‘Wilson de Almeida’ e ‘Francisca Souza Alencar’. E no encerramento haverá apresentação do Grupo de Teatro Hátores (Departamento de Cultura).

 
 
Valdeci conclama a participação de toda a comunidade, destacando que a intenção do Manifesto das Águas é despertar a consciência nas pessoas quanto a importância dos recursos hídricos. “Todos sabem o quanto a água é essencial para anossa vida, mas nem todo mundo se preocupa em preservá-la”, comenta o ambientalista.

 
 
Ele ainda chama a atenção da comunidade para que a consciência ambiental não seja apenas numa única data, e sim nos demais 364 dias do ano. “Precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas”, orienta.
 
 
 
Dia Mundial da Água

 
 
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

 
 
Dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido, e cerca de 0,008%, do total da água do planeta é potável (própria para o consumo).

 
 
E como se sabe grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

 
 
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, texto que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25404/visualizar/