Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 14 de Dezembro de 2006 às 08:03

    Imprimir


De acordo com um artigo publicado na revista Nature, o Volaticotherium antiquus, que media entre 12 e 14 centímetros e pesava cerca de 70 gramas, viveu há cerca de 125 milhões.

O animal era parecido com os esquilos voadores dos tempos atuais. Como eles, a criatura ancestral também usava uma membrana entre seus membros para planar pelo ar.

A descoberta também indica que os primeiros mamíferos começaram a voar pelo menos 70 milhões de anos antes do que se pensava até agora, mais ou menos na mesma época, ou possivelmente até mesmo antes, do que as aves.

Ágil e fã de insetos

O mamífero voador viveu na era mesozóica, uma época em que dinossauros dominavam a Terra.

Os cientistas acreditam que Volaticotherium antiquus vivia em árvores, tinha hábitos noturnos e que, como indicam seus dentes afiados, alimentava-se de insetos.

Sua membrana e o fato de que era relativamente leve sugere que o animal era um ágil planador, embora provavelmente não fosse capaz de agarrar presas em pleno vôo.

Antes da descoberta, o mais antigo mamífero a demonstrar a habilidade de voar havia sido um roedor que habitou a Terra há cerca de 30 milhões de anos.

A mais antiga ave voadora conhecida, do gênero Archaeopteryx, viveu há cerca de 150 milhões de anos.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/254390/visualizar/