Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Domingo - 17 de Março de 2013 às 21:18
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


Considerada a obra de arte mais adiantada do ‘pacote’ da mobilidade urbana de Cuiabá para o Mundial 2014, o viaduto do Despraiado deverpa ser entregue à população no mês de maio, rigorosamente dentro do cronograma. Já em sua reta final, o viaduto começará a receber, nos próximos dias, as obras complementares como calçamento, drenagem, pavimentação e sinalização. De acordo com a assessoria de imprensa da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa), em abril a obra já deverá estar recebendo os retoques finais e terá aspecto de conclusão. Com a expectativa de ver pronta a obra ainda na primeira quinzena de maio, o Governo tem ainda não tem uma data para a inauguração.

A obra do viaduto do Despraiado está sendo tocada pelo Consórcio Atracon a um custo de R$ 18,9 milhões. De acordo com o cronograma estipulado pela Secopa, a entrega está programada para o mês de maio. Era intenção do Governo do Estado inaugurar o viaduto neste mês, mas o período de chuvas ocasionou uma desaceleração. Sem a necessidade de entregar o viaduto antes do prazo a construtora optou por manter o cronograma.

Com menos de 10 meses de execução, a obra avançou muito nos últimos meses. Em outubro começaram os trabalhos da superestrutura e no início de novembro as primeiras vigas foram lançadas. No início deste mês, todas as vigas já estavam encaixadas e a obra já tinha a forma de um viaduto.

Na prática, o viaduto do Despraiado será a segunda grande obra da Copa pronta. A primeira foi a duplicação da ponte da rodovia Mário Andreazza, sobre o Rio Cuiabá. A parte da obra tocada pela empreiteira Atrativa ficou pronta de acordo com o cronograma (maio de 2012), no entanto a ponte não pode ser inaugurada por falta das cabeceiras, o que só acontecerá após a conclusão da duplicação da rodovia, obra que está a cargo da construtora Agrimat. Vale lembrar que a duplicação da Mário Andreazza foi retomada na semana passada.

Outras obras

Se por um lado o Governo do Estado já pode contar com duas grandes intervenções dentro do prazo, não é o mesmo que se pode afirmar da maioria das obras de arte. Algumas estão ‘empacadas’ e devem estourar o cronograma. A mais atrasada é a trincheira Santa Rosa, que não chegou a 30% da conclusão e enfrenta um atraso que ultrapassa 200 dias. Essa obra era executada pela Ster Engenharia – a mesma que tocava a trincheira Mário Andreazza e a trincheira Verdão – e que acabou tendo o contrato com o Governo rompido por não cumprir os prazos. Dentro de 10 dias, a Secopa (Secretaria da Copa) deve definir, sem licitação, empresa substituta em caráter emergencial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25450/visualizar/