Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 17 de Março de 2013 às 17:53

    Imprimir


Na terça-feira, 19 de março, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA) realizará audiência pública para apresentação do Plano Estratégico de Recursos Hídricos dos Afluentes da Margem Direita Rio Amazonas (PERH-MDA), elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA). 

Na ocasião também será comemorado o Dia Mundial da Água (22 de março), discorrendo sobre o maior rio do mundo e para o qual, a estimativa é de uma descarga de 11% de toda a massa de águas continentais para o oceano. 

A proposta da PERH-MDA é prover efetiva gestão dos recursos hídricos, de modo a garantir o uso racional e sustentável desses afluentes. Para falar sobre o tema, foram convidados o presidente e o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Vicente Andreu Guillo e Ney Maranhão. 

De acordo com a assessoria da ANA, foram ‘levantadas e sistematizadas informações socioambientais, políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento regional e de aproveitamento, uso e conservação dos recursos hídricos’. 

O Plano Estratégico tem como objetivo investigar alternativas de equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico da região, a utilização dos recursos hídricos e a proteção do meio ambiente. E ainda, definir e fomentar medidas necessárias para proteger, promover e recuperar a qualidade desses recursos. 

A proposta também estuda mecanismos para integrar os planos, programas, projetos e demais estudos setoriais que envolvam a utilização das bacias. 

De acordo com o presidente da CMA, senador Blairo Maggi a ANA tem em mãos a oportunidade de potencializar o desenvolvimento local. “A proposta é conhecer de perto as melhores formas de explorar os afluentes considerando a necessidade de investir no desenvolvimento socioeconômico da região”, elucidou. 

O rio Amazonas é o maior do mundo, tanto em volume d’água, como em extensão, superando o rio Nilo (7.400 Km) em mais de 140 quilômetros. Sua descarga na região da foz é de 315 mil metros cúbicos por segundo na estação cheia, 60 vezes maior do que a vazão do Nilo. 

O rio Amazonas está presente nos países do Peru, Colômbia e Brasil, em sua bacia hidrográfica estão também os países da Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana. 

Alguns afluentes importantes do Amazonas são: o Ucayalli e Huallaga (ambos no Peru), o Javari, Madeira, Purus, Juruá, Xingu e Tapajós, na margem direita. Na margem esquerda são o Pastaza e Napo (no Peru), Negro, Japurá, Trombetas, Içá, Jari e Paru. 




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25461/visualizar/