Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 11 de Dezembro de 2006 às 14:26

    Imprimir


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a participação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realizará amanhã audiência pública para debater o risco de aves migratórias trazerem o vírus da gripe aviária ao País. O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Luciano Zica (PT-SP), propõe o monitoramento da rota sul de aves para a América do Sul.

Zica destacou o risco de desestabilização de milhares de famílias que dependem da pequena produção de frango. "O risco mais visível está no desmantelamento da cadeia produtiva avícola nacional, que emprega diretamente mais de 800 mil pessoas e responde por 1,5% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional", afirmou. "Há também o risco de queda da ingestão de proteínas da população nacional, que depende fortemente de frango e ovos", completou.

Saúde O deputado observou também que o Brasil, como detentor de uma das maiores biodiversidades de aves do mundo, "precisa se proteger de eventos como os ocorridos na China, no Irã, no Cazaquistão e na Sibéria, onde houve mortalidade em massa de aves silvestres".

O deputado ainda alertou que o risco à saúde humana, uma vez que o vírus causou a morte de mais de 50% dos infectados, também deve servir de alarme às autoridade do setor. "Conforme a Organização Mundial de Saúde, se o vírus sofrer mutações, a doença pode se transformar em uma pandemia, com potencial de levar à morte centenas de milhões de pessoas, como ocorreu com a Gripe Espanhola em 1918", advertiu.

Participantes Participarão da audiência os integrantes do grupo de Influenza Aviária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Joel Meyer e João Frederico Meyer; o pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Martin Sander; o secretário-executivo da União Brasileira de Avicultura (UBA), João Tomelin; e o pesquisador da Embrapa Informática e Agropecuária Sílvio Evangelista.

Deverão participar ainda representantes do Grupo Executivo Interministerial para Implementação do Plano de Contingência Brasileiro para a Pandemia de Influenza e dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/254942/visualizar/