Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Dezembro de 2006 às 14:20

    Imprimir


Foi lançada na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro, pelo comandante geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Leovaldo Salles, a Operação Final de Ano, definida estrategicamente pelo 1° Batalhão de Polícia Militar- BPM, para a área central de Cuiabá e seu entorno. Ele destacou na oportunidade que a filosofia da instituição estará muito ativa, sendo que se preciso for darão suas vidas na defesa dos cidadãos. Na oportunidade foi entregue para a população material produzido pela Polícia Militar, com patrocínio da classe empresarial, que dá importantes dicas para a segurança da população. Um efetivo de 204 policiais militares, podendo aumentar para 240, constam da operação.

O lançamento da campanha foi muito prestigiada pelas lideranças empresariais, registrando-se, entre outras, as presenças do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso- Fecomércio/MT, Pedro Nadaf, o presidente em exercício da Federação das Associações Comerciais e Empresariais- Facmat, Paulo Sérgio Ribeiro, o superintendente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá-ACC, Manuel Gomes, o presidente do o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar, o presidente do Sindicato Intermunicipal de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso-Sincotec/MT, Roberto Perón e o presidente da Associação de Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, entre empresários de diversas lojas da área central, Paulo Salem.

Pedro Nadaf falou na oportunidade que a classe empresarial não poderia deixar de estar lado-a-lado com a Polícia Militar, na Operação Final de Ano. “temos que ter garantida a segurança dos consumidores habituais e também dos que vem de outras cidades e estados e se encontram na cidade em compras”, enfatizou, apontando a aliança da classe empresarial, com suas maiores representações, no momento do lançamento. Vale destacar que além de ter contribuído para a confecção de 25 mil panfletos orientativos, as lideranças conseguiram equipar dois pontos de atendimento direto ao cidadão, que podem acionar os telefones 3622.2200 e 3622.2400, respectivamente instalados nos postos da Praça da República e Praça Santos Dumont. 40 policiais a paisana, para darem sustentação a operação.

A partir desta segunda-feira, o comércio funciona das 8h00 às 22h00, com exceção aos três shoppings da capital, que é das 10h00 às 23h00. A Polícia Militar estará presente nestes horários, trabalhando em três turnos, estendendo o horário até 23 horas, conforme solicitação do Goiabeiras Shopping, através do superintendente, Martinho Polillo que compareceu na divulgação do plano estratégico, que ocorreu na sexta-feira, dia 8 de dezembro, no auditório da Associação Comercial de Cuiabá-ACC.

No lançamento da operação a Banda Oficial da Polícia Militar esteve presente, levando um clima de alegria para a área central. Na oportunidade, cem policiais do primeiro turno de trabalho já ocuparam as ruas da cidade, mostrando que a população pode fazer suas compras com segurança.

PONTOS DA OPERAÇÃO FINAL DE ANO DEFINIDO PELO 1° BPM A estratégia montada, pelo 1° BPM, envolve policiamento a pé, motorizado, ciclístico, barreiras móveis, vigilância eletrônica e arrastões. No que tange ao policiamento a pé, serão mobilizados 40 policiais, distribuídos em pontos estratégicos na área comercial, com ênfase aos pontos centrais. No que se refere as barreiras móveis, as mesmas contemplarão nove localidades: Avenida Ten Cel Duarte, em frente a Praça Bispo Dom José – Sentido Centro X Bairro; rua 13 de Junho em frente a Praça da República; avenida Mato Grosso (próximo a Escola Estadual Presidente Médici); avenida Carmindo de Campos – em Frente a Bigollin; avenida Agrícola Paes de Barros;

Avenida Beira Rio; avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) nas proximidades do viaduto; avenida João Gomes Sobrinho e avenida Lava Pés próximo ao restaurante Farol do Porto.

No que se refere a operação focada no policiamento ciclístico foram definidas quatro localidades: avenida Carmindo de Campos – da Av. Miguel Sutil a Av. Fernando Correa; avenida Brasília – Bairro Jardim das Américas, Shopping Três Américas e Galeria Itália; bairro Porto - Praça, feira e adjacências e o bairro Coophamil e adjacências.

O policiamento motorizado, que contará com 10 viaturas, atuará em toda circunscrição do 1º BPM, mas será dada uma ênfase na área comercial, que no plano estratégico foi dividida em três quadrantes, sendo que o primeiro compreende as seguintes vias: Ten Cel Duarte, Mato Grosso, Presidente Marques, Generoso Ponce. O segundo, Ten Cel Duarte, XV de Novembro, Senador Metelo, Joaquim Murtinho, Dom Bosco e Marechal Deodoro da Fonseca. O terceiro, ficou compreendido entre os bairros do Centro Norte: Goiabeiras, Popular, Quilombo e Duque de Caxias.

A operação tática da PM atuará no radiopatrulhamento, com realização rondas bancárias e abordagens, dando ênfase aos bairros com maior índice de crimes contra o patrimônio.

Haverá também dentro da operação, o policiamento velado, sendo escalada uma dupla de policiais a cada turno de serviço para que permaneçam na área central à paisana em apoio ao policiamento ostensivo, principalmente para acompanhamento de indivíduos identificados como suspeitos pelas câmeras da Vigilância Eletrônica Móvel. Serão utilizados um efetivo de 40 policiais nesta função.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/254944/visualizar/