Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 11 de Dezembro de 2006 às 14:11

    Imprimir


O governador Blairo Maggi participou na manhã desta segunda-feira (11.12) da cerimônia de inauguração da nova sede da Escola Superior de Contas “Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro”, no Centro Político e Administrativo de Mato Grosso. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que também lançou um conjunto de publicações e de ferramentas eletrônicas elaboradas para garantir maior transparência e estimular a participação dos cidadãos no controle social sobre os gestores públicos.

Na ocasião, o chefe do Executivo descerrou placas e desenlaçou fita simbólica ao lado do presidente do Tribunal de Contas do EStado, conselheiro José Carlos Novelli. Maggi lembrou que desde o início do seu mandato, o Governo do Estado traçou metas e programas para a recuperação física de prédios sede de órgãos públicos e, por meios de repasses tem contribuído para que, aos poucos eles sejam reformados e modernizados. Maggi citou o caso do prédios do Tribunal de Justiça e em especial, da Assembléia Legislativa, cujas obras estavam paralisadas há anos.

Sobre a inauguração da nova sede da Escola Superior de Contas, projeto executado que também contou com o apoio do Governo, o governador disse esperar que o Tribunal de Contas possa prestar cada vez mais um melhor serviço à população. “Ela vai ajudar a formar auditores não só para Mato Grosso, mas para Rondônia e outros Estados. E o que nós esperamos é que os gestores de órgãos públicos saibam determinar bem onde começa e onde termina as suas atribuições, porque a sociedade já não aceita mais o desperdício de recursos, ela quer que esses recursos públicos se transformem em benefícios para o cidadão”, enfatizou.

O governador disse ainda que neste sentido, o Governo do Estado já é exemplo, pois sua administração é transparente. “Hoje nós disponibilizamos as contas e os gastos do Governo para qualquer cidadão e estamos empenhados em finalizar o Fiplan, um programa onde o cidadão acompanhará e exercerá o controle on line quase que instantaneamente das movimentações financeiras das Prefeituras. No mais, eu desejo que com a modernização e novas instalações, os conselheiros façam deste tribunal um exemplo para o Brasil”, ressaltou.

A Escola Superior de Contas foi instituída em 2000 e funcionava em caráter precário nas instalações do próprio TCE. A obra da sede própria foi iniciada em 2005, na gestão em que o conselheiro Ubiratan Spinelli presidiu o Tribunal. “A inauguração da sede vai permitir um salto na qualidade e quantidade dos cursos realizados pela Escola de Contas”, avalia o conselheiro Valter Albano, vice-presidente do TCE e supervisor da Escola.

Segundo o conselheiro José Carlos Novelli, presidente do Tribunal, o papel desempenhado pela Escola Superior de Contas permeia pelos três eixos da atuação institucional. “Com a nova sede, vamos intensificar agora o trabalho da Escola na capacitação do nosso pessoal e dos técnicos do estado e dos municípios, para melhorar a qualidade dos serviços na administração pública”, destaca.

Participaram ainda do evento, a vice-governadora Iraci França, os secretários estaduais, Antonio Kato (Casa Civil), Geraldo De Vitto (Administração), Sírio Pinheiro (Auditor Geral do Estado), Yênes Magalhães (Planejamento e Coordenação Geral), Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), João Carlos Vicente Ferreira (Cultura), José Carlos Dias (Comunicação Social), o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Silval Barbosa, o presidente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica, Luiz Fernando Caldart e o secretário do Tribunal de Contas da União, João Batista Capanema.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/254947/visualizar/