Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 09 de Dezembro de 2006 às 15:50

    Imprimir


As autoridades da Nasa se reunirão hoje para determinar o lançamento esta noite da nave Discovery, se as condições do tempo permitirem, disseram fontes da agência espacial americana.

Jessica Rye, porta-voz da agência espacial, disse à imprensa local que não foram detectados problemas técnicos na nave, mas que o clima frio poderia causar dificuldades no combustível colocado no depósito da aeronave para a decolagem adiada na quinta-feira passada.

Os técnicos retiraram os andaimes protetores do Discovery às 12h31 de Brasília, seis horas depois do programado.

Os diretores da Nasa e outros especialistas tinham previsão de reunir-se às 15h30 de Brasília para avaliar as probabilidades do lançamento esta noite.

Fontes da agência calcularam em torno de 30% a possibilidade do lançamento hoje do "Discovery", que levará sete tripulantes à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma missão de doze dias.

Esta porcentagem se baseia em que as condições do clima são adversas - como na sexta-feira -, com ventos fortes, céu encoberto e possibilidade de chuva.

Caso a decolagem hoje seja adiada, será feita outra tentativa no domingo, disseram as fontes.

Cada adiamento significa para a Nasa um custo diário de pelo menos US$ 500 mil, segundo cálculos da agência.

Aparentemente, as condições meteorológicas no domingo e na segunda-feira serão 40% melhores que as de hoje, disseram meteorologistas da Nasa em Cabo Canaveral (Flórida), de onde o Discovery decolará.

Na sexta-feira, a tripulação da nave, com o comandante Mark Polansky à frente, preparou-se para o lançamento de hoje, previsto para 20h47 (23h47 de Brasília) com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

Na quinta-feira, a apenas dois minutos da hora prevista - 21h35 (00h35 de Brasília) -, a Nasa adiou o lançamento devido às baixas nuvens sobre o Centro Espacial Kennedy.

O período de lançamento do Discovery está aberto até 26 de dezembro, mas a Nasa prefere realizar a decolagem antes de 17 de dezembro para poder ter a nave outra vez antes de 1º de janeiro, já que o suporte de informática do aparelho não está condicionado para a passagem de ano.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255275/visualizar/