Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 09 de Dezembro de 2006 às 13:55

    Imprimir


Por aproximadamente quatro minutos, controladores de tráfego aéreo do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, ficaram sem comunicação por rádio com os pilotos, na manhã deste sábado. Com isso, os operadores decidiram aumentar o espaçamento entre algumas decolagens, o que causou atrasos.

Na última terça-feira (5), uma pane também cortou a comunicação entre o Cindacta 1 e as aeronaves. O equipamento que apresentou problema é italiano e passou por avaliação técnica, que apontou que não houve sabotagem, mas uma falha humana no episódio que parou os aeroportos do país.

A Folha Online apurou que, neste sábado, o sistema não teria sido afetado por uma nova pane, mas as freqüências principais foram cortadas durante uma nova inspeção técnica, um "teste". Controladores ouvidos pela reportagem afirmam que não foram avisados dos trabalhos e que, com a indicação da suposta falha, têm receio de que o problema volte a ocorrer.

A falha na comunicação ocorreu por volta das 11h. Para garantir a segurança, os controladores suspenderam temporariamente algumas decolagens e aumentaram o intervalo de outras em até 20 minutos --o intervalo considerado normal é de cinco minutos, em média. Os vôos começaram a voltar ao normal às 12h40.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255305/visualizar/