Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 09 de Dezembro de 2006 às 10:55

    Imprimir


Numa parceria de sucesso, o Governo do Estado se uniu aos prefeitos para identificar e fomentar as cadeias produtivas em todas as regiões do Estado por meio dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental. Coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Banco do Brasil e parceiros como o Sebrae, empresas-âncoras e cooperativas, foram consolidados no primeiro mandato do Governo Blairo Maggi, 10 consórcios, contemplando 119 Municípios, em todas as regiões do Estado.

Os consórcios são entidades que reúnem diversos Municípios de uma mesma Região para realização de ações conjuntas. Possui personalidade jurídica, estrutura de gestão autônoma e orçamento próprio. É através dos Consórcios que o Programa MT-Regional vai poder implementar as ações voltadas ao desenvolvimento regional.

“A formação dos consórcios promovidos pela AMM e apoiados pelo Estado é uma forma inteligente de potencializar ações regionais voltadas ao desenvolvimento. Acredito que a economia de Mato Grosso tem muito a ganhar na medida em que os municípios identifiquem com clareza suas vocações regionais, projetos de interesse coletivo e captações de recursos integradas”, frisou o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

Organizados, os consórcios visam estimular as lideranças regionais a discutirem as ações de seus interesses; identificação das cadeias produtivas: rurais e urbanas; desenvolvimento de programas e projetos de interesse da região; ações conjuntas de interesse regional nas diversas áreas de interesse; estabelecimento de convênios com Estado, União e Organizações não-governamentais.

Essas ações já ocorrem com o consórcio do Vale do Rio Cuiabá, Alto Rio Paraguai, Região Sul, Médio Araguaia, Vales do Juruena, Arinos, Teles Pires, Cabaçal, Guaporé e Portal da Amazônia. Nestas regiões, estão sendo fomentadas as cadeias produtivas da fruticultura, hortifrutigranjeiros, turismo, leite, avicultura, piscicultura, seringueira, apicultura, entre outras potencialidades econômicas existentes nos Municípios.

O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, fez uma avaliação positiva do projeto destacando a importância dos consórcios para o desenvolvimento dos municípios. “Essa iniciativa possibilita que os prefeitos discutam os problemas regionais e fortaleçam a parceria para buscar juntos, e de forma mais econômica, os melhores resultados”, destacou Cidinho.

O prefeito de Nortelândia, Vilson Ascari, enfatizou a importância do consórcio para os municípios, na busca de alternativa econômica que possa alavancar o desenvolvimento de economias exauridas, como as cidades da região. Ascari disse que a união dos municípios em torno de interesses praticamente comuns, fortalece as ações, alcançando resultados práticos.

Segundo o prefeito de Marcelândia, Adalberto Navair Diamante, a iniciativa do governo e da AMM motivam os municípios a se unirem para, juntos, buscarem mais qualidade de vida para a população. “Nós estamos carentes de trabalhar desta forma. Vamos aproveitar e agarrar essa oportunidade”, disse ele, citando que o seu Município é carente de alternativas econômicas de renda.

O prefeito de São José dos Quatro Marcos, Antônio Junqueira, destacou a importância dos consórcios. "Discutimos os problemas e encontramos soluções. Com a troca de idéias, descobrimos soluções novas para problemas velhos", disse ele. Ele ressaltou também a necessidade de dar mais atenção e apoio às empresas e aos pequenos produtores.

"As empresas bem subsidiadas irão comprar a matéria prima produzida em nossos Municípios. Assim estaremos agregando valor ao nosso produto e ao mesmo tempo gerando emprego e renda para as cidades", comentou.

Para o prefeito de Guarantã do Norte, José Humberto Macedo, com o consórcio os Municípios têm a chance de reduzir as desigualdades locais. “Vamos fazer com que todos os Municípios sejam privilegiados. O consórcio só vai trazer mais benefícios para fortalecer os Municípios”, frisou Macedo.

Avaliação semelhante foi feita pelo prefeito de Itaúba, Levino Heller. Segundo ele, as parcerias entre os Municípios são essenciais para fomentar as cadeias produtivas com projetos que valorizem a produção local. “É a saída que temos: nos unir”, disse ele.

Na opinião do prefeito de Nova Canaã do Norte, Antônio Luiz César de Castro, os consórcios representam a saída para o desenvolvimento regional. “A gente vai se fortalecer com essa iniciativa”, comentou ele, na região coordenada por Neurilan Fraga, e da qual ainda participaram o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos e representantes do MDA.





Fonte: AssessoriaSeder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255340/visualizar/